Doação

FMRB doa mais de 22 mil livros para a Seduc

Obras serão distribuídas entre as bibliotecas Farol da Educação e escolas da rede pública estadual.

Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) doou mais de 22 mil livros para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O acervo que estava guardado na sede da FMRB, no Convento das Mercês, agora fará parte do dia a dia de centenas de estudantes do estado.

Segundo a Supervisão de Bibliotecas escolares (Sube/Seduc), os exemplares serão distribuídos em uma primeira etapa para as bibliotecas Farol da Educação em vários bairros da capital, e, posteriormente, para as escolas da rede estadual de ensino no estado.

Entre os títulos doados estão obras que registram o período em que o presidente do Senado José Sarney assumiu a Presidência da República, entre 1985 e 1990, como as compilações dos discursos do presidente durante os cinco anos de mandato, bem como a obra O dia em que o presidente visitou os lençóis paulistas.

Também compõe a lista de livros, obras que consagraram o ex-presidente como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), a exemplo de 10 contos escolhidos de José Sarney e Norte das águas, em versões em espanhol e francês. Soma-se ainda aos títulos, Au-delá des fleuve, Capitalaine de la me, Falas de bem querer, Reflexão sobre o mundo, o Discurso de posse na Academia Brasileira e a obra Revista da História - Democrata Humanista.

Completam a lista os livros A Grande Missão do Supremo, América Latina, Conversa ao pé do rádio, Des. Sarney - Memória do primeiro centenário e o livro fotográfico Governo José Sarney – Fotografias.

Estímulo - Para a presidente da FMRB, Anna Graziella Costa, os livros doados estimularão o gosto pela leitura e busca pelo conhecimento de uma parte importante da história do país. “Esses livros serão uma oportunidade para os estudantes ampliarem seu conhecimento sobre a República do Brasil e até mesmo reforçar o estudo de outras línguas, já que também foram doados obras em língua estrangeira”, disse.

Anna Graziella Costa ressaltou que exemplares dos títulos doados também estarão disponíveis para consulta na Biblioteca Padre Antônio Vieira, na FMRB. Seu acervo bibliográfico é constituído por 23.733 volumes, sendo 3.217 de obras raras, com destaque para textos de padre Antônio Vieira, Don Quichotte (versão em espanhol), de Miguel de Cervantes (1837), Divina Comédia, de Giovanni Boccaccio (1918), Espumas Flutuantes, de Castro Alves, Galeria histórica da revolução brasileira de 15 de novembro de 1989, de Urias A. da Silveira (1890), textos de Coelho Neto e muitos outros.

No acervo também estão guardados folhetos, periódicos, edições estrangeiras, obras literárias com acúmulo de informações, sobretudo relacionadas à literatura brasileira, maranhense e universal, além de uma vastíssima bibliografia das ciências jurídicas, sociais e políticas.

Número

22.614 livros foram doados pela Fundação da Memória Republicana Brasileira para a Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.