Economia

Joias em prata podem ser penhoradas na Caixa

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal passou a aceitar hoje (31) joias em prata como garantia para empréstimo pelo penhor. Há 151 anos, o banco oferece este tipo de serviço, porém, só recebia como garantia joias em ouro, pérolas,diamantes, relógios e canetas. A mudança é para fortalecer o relacionamento com os clientes, segundo o banco.

No penhor, o dinheiro é liberado sem a necessidade de análise cadastral ou avalista. O interessado precisa apresentar a carteira de identidade, CPF (em situação regular), comprovante de residência e entregar o bem, como garantia.

O empréstimo pode chegar até 130% do valor do bem oferecido como garantia. Existem dois tipos: parcela única e parcelada. Na primeira, o cliente recebe a quantia solicitada, a partir de R$ 50, e tem prazo de um a 180 dias para resgatar o bem, com pagamento em uma única vez. A taxa de juros é 1,50% ao mês. Na parcelada, o cliente pode efetuar o pagamento em parcelas fixas, com prazos que variam de dois a 60 meses. A parcela tem valor mínimo de R$ 50 e a taxa de juros chega a 1,70% ao mês.

O contrato pode ser renovado no vencimento ou até mesmo antes, desde os juros e a Tarifa de Avaliação e Renovação (TAR) sejam pagos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.