Maranhão

Arquivo Público do Maranhão comemora 39 anos na terça-feira

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - Criado em janeiro de 1974, o Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), comemora 39 anos na próxima terça-feira (29), às 17h, com uma programação em sua sede na Rua de Nazaré, 218 - Centro Histórico de São Luís.

O programa inclui exposição sobre a produção bibliográfica do Arquivo Público; Lançamento do "Manual de Conservação e Preservação de Documentos", elaborado pela equipe técnica do APEM; e lançamento do novo "Folder Institucional" com informações atualizadas sobre o acervo e serviços do Arquivo Público.

O Apem funciona, desde 1978, num casarão de arquitetura colonial do século XVIII, de cinco pavimentos. Reúne um acervo com documentos (manuscritos, datilografados ou impressos) do período colonial até os dias atuais. Trabalha com a elaboração de documentos e instrumentos para pesquisa e com a organização, restauração e preservação do seu acervo.

A diretora do Apem, Conceição Rios, ressalta a importância dos instrumentos para a pesquisa disponibilizados para orientar o público. “São guias e catálogos dos acervos do Arquivo, por meio dos quais o pesquisador chega aos documentos originais”.

O Arquivo Público aberto a visitantes, estudantes, pesquisadores e interessados de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.