Maranhão

Arquivo Público do Maranhão comemora 39 anos

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - Criado em janeiro de 1974, o Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), completa, este ano, 39 anos. Para comemorar a data foi organizada uma programação diversificada. Nesta sexta-feira (25), às 17h, no APEM (Rua de Nazaré, 218 – Centro Histórico de São Luís), o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a importância do órgão que conserva a memória pública maranhense.

O programa inclui exposição sobre a produção bibliográfica do Arquivo Público; Lançamento do "Manual de Conservação e Preservação de Documentos", elaborado pela equipe técnica do APEM; e lançamento do novo "Folder Institucional" com informações atualizadas sobre o acervo e serviços do Arquivo Público.

O APEM funciona, desde 1978, num casarão de arquitetura colonial do século XVIII, de cinco pavimentos. Reúne um acervo com documentos (manuscritos, datilografados ou impressos) do período colonial até os dias atuais. Trabalha com a elaboração de documentos e instrumentos para pesquisa e com a organização, restauração e preservação do seu acervo.

A diretora do APEM, Conceição Rios, ressalta a importância dos instrumentos para a pesquisa disponibilizados para orientar o público. “São guias e catálogos dos acervos do Arquivo, por meio dos quais o pesquisador chega aos documentos originais”.

O Arquivo Público aberto a visitantes, estudantes, pesquisadores e interessados de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Manual

Diferente de outros centros de pesquisa, que possuem vários exemplares disponíveis aos visitantes, o Arquivo Público tem, em sua maioria, documentos únicos que, também, são disponibilizados para pesquisa. Por isso, como destaca Conceição Rios, é preciso haver manuseio adequado com o acervo, pois o pesquisador estará lidando com documentos antigos, únicos e originais.

Por essa razão, a diretora chama a atenção para importância do ‘Manual de conservação e preservação de documentos’. “O Arquivo tem preocupação com o acervo disponível para que os visitantes possam usufruir de maneira correta os arquivos para que a sua pesquisa seja satisfatória”. Com o Manual, o usuário é informado sobre os cuidados necessários ao manusear documentos.

Programação e visitas

"A Exposição sobre a Produção Bibliográfica do Arquivo Público", apresenta o que vem sendo feito em termos de trabalhos de restauração e preservação de documentos históricos. Os visitantes poderão conhecer a história e funcionalidade do Arquivo.

O Arquivo disponibiliza visitas monitoradas agendadas, para estudantes e professores de escolas e universidades terem acesso a trabalhos de restauração, preservação e conservação do acervo em Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis, onde são realizados trabalhos de manutenção dos documentos com suporte em papel. Para a diretora do APEM, a conscientização do público com o manuseio correto dos documentos é muito importante.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.