Educação

IFMA realiza seletivo dos cursos técnicos no domingo

Quase 32.000 candidatos fizeram a inscrição para concorrer a 3.850 vagas distribuídas em 18 campi.

Divulgação/IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza, neste domingo (13), a prova do seletivo público unificado aos cursos da educação profissional técnica de nível médio. Quase 32.000 candidatos fizeram a inscrição para concorrer a 3.850 vagas distribuídas em 18 campi do Instituto.

A prova é composta por 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática. O seletivo vai ser realizado no período da tarde, e os portões serão fechados às 13h. Para consultar o local de prova, o candidato deve acessar o site do IFMA (www.ifma.edu.br). Segundo dados da Pró-Reitoria de Ensino, o curso mais concorrido é o de edificações do Campus Monte Castelo, com 57,20 candidatos por vaga.

Cotas

O IFMA aderiu ao novo sistema de cotas regulamentado pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Desse modo, 50% das vagas oferecidas em cada curso e turno serão para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão destinados aos alunos que estudaram em escola pública.

A porcentagem reservada para candidatos oriundos da rede pública será subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Conforme o novo sistema de cotas, a porcentagem, a ser aplicada para pretos (nomenclatura usada pelo IBGE), pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.