Saúde

Hospital Carlos Macieira recebe nova turma de formandos

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - O Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira (HCM) receberá, a partir da próxima semana, mais uma turma que comporá o programa de Internato de Medicina em Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Trata-se de estágio curricular destinado a graduandos em medicina que passarão a conviver com os pacientes e suas patologias sob a supervisão de médicos/professores. A solenidade de abertura do estágio será realizada, nesta segunda-feira (14), às 8h, no auditório do HCM.

O Internato de Medicina no HCM foi iniciado ano passado, quando passaram pelo hospital duas turmas, em um total de 78 alunos. Esta será a terceira turma que reunirá 56 estudantes provenientes dos cursos de medicina da Universidade Ceuma e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias.

De acordo com o médico chefe da Clínica Médica do HCM, Luiz César Costa, nos seis meses de estágio os alunos podem dispor de toda a estrutura do Hospital Carlos Macieira que mantém equipes de profissionais da área médica comprometidos com a excelência do serviço, além de todas as condições necessárias para um bom aprendizado. "Durante o internato, os estudantes vão conviver com pacientes fazendo um treinamento estudando e aprendendo a fazer diagnósticos e tratamentos sempre sob a supervisão e orientação dos professores", observa Luiz César Costa.

Ele explica que o estágio é dividido em três etapas de dois meses cada uma. "Eles passarão pela clínica médica, pediatria e ainda ginecologia e obstetrícia, fechando os seis meses de estágio", explica o médico. "Desta forma, o grupo tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas três abordagens distintas", justifica o chefe da clínica médica.

Luiz César Costa ressalta que o estágio, além de ser obrigatório, é imprescindível para a boa formação médica. "Para se sair bem no estágio o aluno deve obter a nota mínima, que é de sete, após passar por quatro avaliações feitas pelos médicos/professores", explica o médico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.