formação

Escola Técnica do SUS forma profissionais de enfermagem

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - 57 técnicos de enfermagem foram diplomados, na noite de quinta-feira (10), em cerimônia realizada no Complexo Educacional de Ensino Fundamental, no município de Coroatá. O curso técnico de enfermagem, ministrado pela Escola Técnica do SUS-MA (Etsus), mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), tem o objetivo de habilitar técnicos em enfermagem, para desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, de acordo com a política nacional de saúde brasileira.

O curso técnico em enfermagem da Etsus-MA teve início em novembro de 2010 na sede da escola técnica do SUS-MA, e tem atuado de forma descentralizada em vários municípios do Estado do Maranhão, capacitando servidores do estado e município, inseridos na rede de serviços do SUS.

“A Etsus formou, em Coroatá, 57 técnicos em enfermagem, servidores do município, para atuarem de forma humanizada e igualitária, melhorando a assistência no SUS”, ressaltou a diretora da Etsus, Maria Tereza Seabra Soares de Britto e Alves. As aulas teóricas e estágios supervisionados foram realizados na sede do município e nos hospitais e unidades de saúde das redes estadual e municipal.

Para a realização do curso foram mobilizados docentes trabalhadores do município para as aulas teóricas e práticas, apoio matricial, além da equipe técnica da Etsus-MA (coordenação de curso, coordenação pedagógica, direção financeira, gestão de projetos e secretaria escolar).

Maria Tereza Seabra Alves explicou que a Etsus-MA compõe uma rede de escolas técnicas do SUS, que apresentam, como objetivo central, a qualificação de técnicos inseridos na rede de serviços do sistema único de saúde. “A escola atua de maneira descentralizada nos 217 municípios maranhenses com os cursos: técnico em agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, técnico em hemoterapia, técnico em radiologia, técnico em vigilância em saúde, cursos de aperfeiçoamento em maternidade, atenção primária e UTI”.

Presentes à cerimônia estavam, também, o secretário municipal de Saúde de Coroatá, Jocimar Pereira Gomes; a superintendente de Atenção Básica da SES/MA, Marielza Cruz Sousa; e a coordenadora do curso, Ana Carolina Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.