Maranhão

DPE reduz custos com sistema de gerenciamento de frota

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - A Defensoria Pública do Estado (DPE) reduziu em cerca de 30% os gastos com serviços de abastecimento, lavagem, troca de óleo, pneus, compra, reposição de aditivos, manutenção preventiva e corretiva dos veículos da instituição. A economia é resultado do contrato de gestão de frota, assinado em julho de 2011, que teve por origem a adesão ao Sistema de Registro de Preço do Pregão Presencial n° 06/2010- CCEL/SEAD/PI.

O contrato de prestação de serviços para fornecimento de gestão de frota, por meio do sistema de gerenciamento de informações e transações realizadas com o cartão ticket car, em rede credenciada, foi uma das primeiras medidas tomadas durante a gestão do defensor geral Aldy Mello Filho.

"Os registros de acompanhamento da frota eram manuais, o que revelava sua fragilidade. Ao implantarmos o sistema ticket car, o controle e o gerenciamento tornaram-se mais eficientes, o que resultou na otimização do atendimento e na redução do gasto público", destacou o defensor geral.

Pelo contrato, cabe à Defensoria promover a entrega do cartão ticket car, juntamente com a senha, única e exclusivamente ao usuário cadastrado, cabendo à contratada, após a prestação do serviço, emitir comprovante de transação, independentemente da solicitação do condutor, com a identificação do posto, do veículo (placas), hodômetro/horímetro do veículo/equipamento automotivo no momento do abastecimento, tipo de combustível ou de serviço de borracharia, data e hora da transação, quantidade de litros e valor da operação.

Frota

A DPE/MA possui uma frota composta por cinco veículos próprios e dez locados. As informações relativas à distribuição e identificação dos veículos encontram-se no Portal da Transparência. O gestor de atividade-meio, Gil Eanes, explica que os veículos encontram-se distribuídos conforme a necessidade do serviço.

"Além disso, a locação de veículos com motorista é mais vantajosa para a administração, tanto que vem sendo adotada pela maioria dos órgãos públicos, já que, pelo contrato, os veículos são novos e a manutenção, assim como os encargos trabalhistas, são de responsabilidade da contratada", afirmou Gil Eanes, destacando, ainda, o pequeno número de motoristas do quadro da instituição (apenas três).

O gestor explicou também que os Núcleos de Caxias, Imperatriz e Açailândia foram contemplados com veículos em razão do tamanho da Comarca e pela distância entre a sede do Núcleo e os fóruns. "O contrato não previu a cobertura dos termos judiciários. Com o término da vigência dos mesmos, tal situação será revista", adiantou.

Os núcleos que compõem a região metropolitana de São Luís (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) são atendidos pelo veículo da Corregedoria, que realiza visitas agendadas aos núcleos pelo menos duas vezes por semana. As resoluções n° 021- DPGE, de 16 de junho de 2010, e n° 004- DPGE, de 5 de junho de 2012, disciplinam o controle do fluxo de viagens e abastecimento e o uso de veículos automotores da instituição.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.