Segurança

TJ-MA garante medidas de segurança a juiz agredido

O juiz Marcelo Testa Baldochi foi agredido a pauladas e faca, nesta quinta (20).

Divulgação/TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, acionou a Diretoria de Segurança Institucional do TJMA para acompanhamento integral e apuração da agressão de que foi vítima, na sexta-feira (21), o juiz Marcelo Testa Baldochi, da comarca de Senador La Roque (a 850 km de São Luís). O presidente orientou a diretoria para que trabalhe em parceria com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado na rápida identificação e prisão do agressor.

Guerreiro Júnior lamentou o episódio, que considera um atentado covarde e revoltante contra a magistratura estadual. “Judiciário e sociedade estão perplexos com esse caso, e também pela ousadia e método do agressor”, comentou. O presidente do TJ, contudo, vê na ação ato isolado de um indivíduo desequilibrado e, provavelmente, com compulsão para a violência.

Neste sábado (22), o presidente foi ao Tribunal, onde despachou normalmente hoje com assessores em cumprimento a plantão do 2º grau. pela manhã, se reuniu com o diretor de segurança do TJ-MA, capitão Alexandre Magno Nunes, para conhecer detalhes das medidas já tomadas e discutir outras no sentido de assegurar ampla segurança policial a Marcelo Baldochi, enquanto o magistrado permanecer sob cuidados médicos.

O presidente Guerreiro Júnior voltou a pedir aos juízes que acionem de imediato, por celular, a Diretoria de Segurança Institucional em casos de tentativa de agressão ou de qualquer ameaça a sua integridade física, e atos de vandalismo a prédios do Judiciário. “A diretoria tem trabalho, sobretudo preventivo, no intuito de reduzir a probabilidade de ações dessa natureza”, esclareceu.

O caso

O juiz Marcelo Testa Baldochi foi agredido a pauladas e faca, o fato aconteceu na quinta-feira (20), logo após sair de um restaurante em João Lisboa. Houve uma discussão sobre o preço que o flanelinha, conhecido como “Negão”, cobrou pela guarda do carro do magistrado. Baldochi se recusou a pagar os R$ 12 exigidos. Baldochi está internado em hospital de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.