Educação

Seduc participa da Jornada do Programa de Gestão Escolar

O projeto é desenvolvido há oito meses pela Seduc em parceria com a Vale.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Os avanços registrados com a implantação do Projeto de Gestão Escolar (PGE), nas escolas da rede estadual de ensino, foram destacados nesta sexta-feira (14), na 11ª Jornada Mensal do PGE, realizada no salão de convenções do Hotel Brisamar, em São Luís.

O projeto é desenvolvido há oito meses pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Vale. Durante a reunião, os consultores apresentaram os resultados obtidos e participaram de atividades teóricas e práticas.

O PGE contempla oito escolas localizadas no eixo Itaqui-Bacanga, em São Luís, quatro em Açailândia e quatro em Santa Inês, área de influência da Vale. O PGE tem como objetivo implantar um modelo de planejamento educacional diferenciado, que tem como público alvo as escolas de ensino médio da rede estadual.

De acordo com Raquel Dada, representante da Consultoria Educacional Projecta, parceira da Vale na execução do programa, o PGE alinha esforços de todos os setores envolvidos e a comunidade escolar, com o foco voltado para a melhoria do aprendizado nas escolas contempladas.

Raquel Dada disse que, embora o projeto piloto esteja na fase de instalação, o do PGE apresenta significativos avanços na melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede estadual. Ela frisou que, atualmente, os alunos observam o seu rendimento em sala de aula e são estimulados a trabalhar para melhorar os índices de aprendizagem.

Na avaliação de Raquel Dada, o PGE ajuda a melhoria do aprendizado com investimentos na capacitação dos alunos do ensino médio, a fim de que, no futuro, encontrem maior facilidade no mercado de trabalho. Ela destaca que este mercado é promissor e precisa, cada vez mais, de mão de obra qualificada para atender a crescente demanda no estado.

Para o gestor Ronald de Jesus Ribeiro, do Centro de Ensino Maria Helena Rocha, o projeto piloto de gestão educacional trouxe avanços significativos com as contribuições de todos os atores envolvidos, possibilitando que os estudantes se tornem protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem.

O raciocínio é acompanhado pelo gestor do CE Dayse Galvão, Raimundo Barros Ribeiro, acrescentando que os resultados podem ser observados nos rendimentos dos alunos em sala de aula, conectados com o mercado de trabalho.

A 11ª Jornada Mensal do PGE contou com a participação da gestora da unidade regional de Educação de São Luís, Sonia Maciel e representantes dos centros de ensino Antônio Ribeiro da Silva, Dayse Galvão, Francisco de Assis Ximenes, Anjo da Guarda, Y Bacanga, Vicente Maia, Cruzeiro do Sul e Maria Helena Rocha, todas localizadas no eixo Itaqui-Bacanga.

As informações são da Secom do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.