Educação

Secretário da Educação prestigia comemorações pelos 50 anos do CEE

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - O Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, participou, na noite desta quinta-feira (13), da solenidade de comemoração dos 50 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE), que aconteceu na Academia Maranhense de Letras (AML).

Durante a cerimônia de celebração, foram condecorados com a Medalha Mérito Educacional “Professora Anna Maria Saldanha”, os educadores Antônio Carlos Beckman (in memoriam), Diomar das Graças Motta, Isméria Marques da Silva, Maria Núbia Barbosa Bonfim e Virgínia Helena Almeida Silva de Albuquerque.

O secretário de Educação, Pedro Fernandes, destacou a importância do CEE/MA e seus relevantes trabalhos para a sociedade maranhense nesses 50 anos de fundação. Para ele, o Conselho é uma entidade combativa e focada na melhoria significativa da educação como um todo.

“O Conselho Estadual de Educação nesses 50 anos trabalhou e continua trabalhando para buscar mecanismos que possibilitem a melhoria da educação que é ofertada no Maranhão. Há que se elogiar o trabalho desenvolvido por essa relevante entidade, por isso a data de hoje (13 de dezembro) deve ser comemorada com grande satisfação, pois ratifica meio século de luta por uma educação pública de qualidade”, declarou o secretário.

“Receber uma homenagem como esta, que leva o nome de uma mulher que lutou pela excelência da educação, deixa-nos com uma grande emoção e a sensação de que construímos durante a nossa vida pedagógica e pessoal, o melhor que poderíamos para a educação no Maranhão. Poder estar aqui presente na cerimônia que comemora os 50 anos do Conselho Estadual de Educação do Maranhão é uma satisfação enorme, e ser homenageada nesta data tão sublime é algo que ficará eternizada na memória das pessoas que puderam viver esse momento”, afirmou a professora doutora Maria Núbia Barbosa Bonfim.

Após a condecoração dos profissionais da educação houve o lançamento da Revista Cadernos de Inclusão – Revista de Educação, que está em sua 3ª edição. De acordo com o CEE, a revista tem como foco, tornar público os estudos que nascem no seio da comunidade docente, e que versam por vários temas, que fomentam discussões relevantes para o cotidiano da sociedade.

Conselho Estadual de Educação

O CEE/MA é um órgão colegiado de caráter normativo, consultivo, deliberativo e propositivo, que participa da definição das diretrizes da política educacional do Estado, realiza a mediação entre o governo e a sociedade e disciplina a educação escolar no âmbito do Sistema Estadual de Ensino, estimulando a autonomia da escola e garantindo os direitos educacionais do cidadão.

Para o presidente do CEE/MA, José Ribamar Bastos, o Conselho vem desempenhando um grande papel em prol da melhoria da educação no Maranhão. Segundo eles, as batalhas foram árduas nesses 50 anos de existência. Entretanto, foram alcançados objetivos significativos e o canal de diálogo aberto com o Governo do Estado é uma conquista relevante que tem como principal beneficiária, a própria educação.

“A batalha em prol de uma educação de qualidade nunca foi fácil. Sempre propomos discussões e no sentido de buscar mecanismos que venham a melhorar a situação educacional do Maranhão. A Seduc esteve sempre aberta ao diálogo e nunca deixou de participar das discussões, pois os nossos entendimentos caminham para o mesmo objetivo, que é elevar a educação no Maranhão para o grau de excelência”, comentou.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.