Educação

CE Gonçalves Dias realiza Conferência Socioambiental

O objetivo do evento foi fomentar a pesquisa e aplicabilidade da teoria na prática.

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - O Centro de Ensino Gonçalves Dias, escola da rede estadual de ensino, localizada no Bairro de Fátima, realizou nesta sexta-feira (14), uma Conferência Socioambiental, com a participação de estudantes, professores, direção da escola e a comunidade. Fontes de energia, lixo eletrônico, problemática da água e a questão referente sobre o consumo de drogas, foram os temas tratados no evento.

O objetivo do evento foi fomentar a pesquisa e aplicabilidade da teoria na prática, no sentido de buscar soluções, fomentando dessa forma, o interesse do aluno em problematizar situações e buscar mecanismos que venham a apresentar diretrizes que possam sanar as lacunas existentes. Dessa forma, os alunos apresentaram trabalhos que buscaram soluções dentro de ações típicas do cotidiano da sociedade, como a questão da deposição e reaproveitamento do lixo, por meio de coleta sustentável.

"Os alunos buscaram trabalhar alguns problemas em cima dos temas que repassamos para eles. Os nossos jovens não ficaram apenas na mera apresentação teórica em relação à coleta de lixo. Eles buscaram mostrar a importância da coleta seletiva no sentido de buscar a otimização e celeridade na visão de reciclar esses materiais, que são dispensados por nós no dia a dia", informou o professor Raimundo Barata, coordenador do Projeto.

Em relação à questão das drogas, os alunos abordaram a temática por meio da conscientização em relação aos dependentes químicos, mostrando que o consumo de drogas é uma doença que necessita de tratamento, além de ser um problema social e de saúde pública. Por meio de encenação, eles conseguiram mostrar uma das possíveis causas que levam as pessoas ao consumo de entorpecentes, que é a falta de estrutura familiar.

"Trabalhos essa questão, para mostrar que o uso de drogas acontece por outros fatores dentro da vida de uma pessoa. Temos que ter a consciência que essas pessoas necessitam de ajuda para livrarem-se desse vício, e por isso, devemos estar prontos a estender a mão aos nossos semelhantes", afirmou Crislane Sousa Cerejo, aluna participante da equipe que tratou a temática "Drogas: o começo do fim".

Para a gestora do CE Gonçalves Dias, Maria do Amparo Santos Coelho, o evento foi além das expectativas da direção, pois as apresentações trabalharam os temários de uma forma bastante peculiar e revestida pela linguagem própria dos jovens. "Os trabalhos estão maravilhosos e os nossos alunos de parabéns por tudo que apresentaram. Esse é o resultado para quem trabalha a educação com carinho e certeza que é só por intermédio da escola que conseguiremos construir um mundo melhor. É por meio desse ambiente que conseguimos construir cidadãos conscientes e sabedores dos seus direitos e deveres", declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.