Apagada

Prefeitura não fará decoração natalina em São Luís

Mesmo completando 400 anos, capital maranhense não terá decoração de fim de ano.

Thiago Bastos/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - O mês de dezembro traz consigo um dos períodos mais esperados do ano, o natalino, com as festas de fim de ano. É a época em que a cidade incorpora o espírito de Natal e se enfeita com luzes brilhantes. Mesmo faltando pouco menos de três semanas para a comemoração do nascimento de Jesus, a capital maranhense, que comemora seu quarto centenário de fundação, ainda não está preparada para a festa. Poucos locais da cidade receberam enfeites que fazem menção à época. O Governo do Maranhão vai decorar a Lagoa da Jansen, a partir desta semana, para a programação organizada das festas de fim de ano, idealizada pela administração estadual.

Na ponte do São Francisco, onde os postes de iluminação recebiam, tradicionalmente, luzes com símbolos natalinos, até o momento, não há nenhum enfeite. A situação é a mesma na Ponte Bandeira Tribuzi. Ao lado da Praça Maria Aragão, no espaço comumente utilizado como estacionamento e que, no ano passado, por intermédio da Prefeitura de São Luís, foi instalada uma árvore de Natal com 180 toneladas e 54 metros de altura, não há referência nenhuma às comemorações natalinas. O local está às escuras e, de acordo com pessoas que transitam diariamente nas proximidades, a área virou cenário de assaltos. Nada que lembre as festas de fim de ano.

O secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos, Roberto Moucherek, informou que a árvore de Natal da Prefeitura não será montada no ano em que São Luís comemora seus 400 anos. "Não há motivo específico, apenas não haverá nenhuma árvore montada nas proximidades da Praça Maria Aragão. A cidade somente será decorada na sede administrativa da Prefeitura de São Luís e na Praça Benedito Leite", afirmou.

A decoração do Município foi feita no fim da semana passada. Uma árvore de pouco mais de dois metros de altura foi montada pela Semosp, em frente à sede administrativa da Prefeitura. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, este ano não haverá programação organizada pela administração municipal em alusão às festas de fim de ano.

Ele não soube informar o motivo da ausência de programação. "A informação oficial é de que não haverá nenhuma atividade que faça referência ao Natal este ano. Nem mesmo haverá a chegada do Papai Noel na Praça Maria Aragão, como tradicionalmente acontecia em anos anteriores em São Luís", afirmou.

Decoração privada

Enquanto a administração municipal não se mobiliza para decorar a capital nas festas de fim de ano, em alguns pontos da cidade é possível avistar prédios, centros comerciais e residências que já incorporaram o espírito natalino. A entrada da sede da Associação Comercial do Maranhão, no Centro, está iluminada. Guirlandas e estrelas luminosas estão distribuídas na fachada do prédio. Escolas particulares de São Luís também estão preparadas para as festas de fim de ano. A parte central do Colégio Santa Teresa, na Rua do Egito, também está decorada há quase duas semanas. O brilho dos enfeites chama a atenção de quem passa nas proximidades.

Em muitas residências da capital maranhense, os enfeites natalinos também já foram instalados. Várias casas na Rua 71, no bairro Vinhais, estão decoradas para homenagear o período natalino.

A casa do aposentado Valmir Pereira da Costa, de 68 anos, é a que mais chama a atenção na via. O carro estacionado na garagem divide espaço com pisca-piscas coloridos instalados ao longo da parede. Com materiais retirados de uma árvore de Natal, comprada por ele e quase descartada, o aposentado inovou e formou, em um dos cantos da garagem, a expressão “Feliz Natal”. Em volta das letras, ele colocou vários pisca-piscas. "Faço isso todos os anos, até porque todos aqui na minha casa adoram essa época do ano. Apesar da minha idade avançada, faço questão de decorar a minha residência", disse o aposentado.

Programação

Nos dias 21, 28, 29 e 31, a Lagoa da Jansen sediará a programação oficial do Governo do Estado, para as festas de fim de ano. No primeiro dia, a principal atração será o show do padre Fábio de Melo. No dia 28, apresentações de bandas Gospel e show com Aline Barros e Banda. No dia 29, as apresentações ficam a cargo de Pepê Junior e Banda, Roupa Nova e Paralamas do Sucesso. Por fim, na virada do ano, shows com A5, Victor e Léo, Neguinho da Beija-Flor, Arlindo Cruz e Bicho Terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.