Prevenção

SL ocupa 20º lugar no ranking de infectados por HIV no nordeste

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate a Aids e capital tem campanha em unidades de saúde.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS – A capital maranhense está em 20º lugar no ranking de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV da Região Nordeste, segundo último balanço epidemiológico da doença realizada este ano pelo Ministério da Saúde (MS). Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, e até o dia 7 ocorre, em São Luís, a campanha de luta contra a doença, DSTs e hepatites virais em todas as unidades de saúde, com palestras, terapias, entregas de materiais de prevenção e realizando exames rápidos para diagnosticar as doenças sexualmente transmissíveis.

De 1985 a 2012, na capital maranhense foram registrados 2.911 casos de infectados pelo vírus, 66,6% são do sexo masculino e 33,4 do sexo feminino e 93% transmitidos por via sexual.

Dos casos positivos, 83% são heterossexuais, 8% homossexuais e 5% de transmissão vertical (de mãe para filho, podendo transmitir para o bebê na gestação, no parto ou ainda na amamentação), segundo o banco de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ainda segundo a SES, não existe especificamente grupos de pessoas com o vírus HIV. A faixa etária em que mais se manifesta a doença é de 13 a 49 anos.

De 2000 a 2012, foram registrados 557 casos de gestantes soropositivas em São Luís. Desses casos, apenas 86 crianças foram infectadas, a maioria por falta de tratamento e cuidados da mãe.

A quantidade assusta Gabriela Veiga, coordenadora do programa municipal das DST/AIDS e hepatites virais. "É um número alarmante em nossa cidade. As pessoas precisam se conscientizar em ter relações sexuais com responsabilidade e prevenção", frisou.

Em todo o Estado, já foram contabilizados 6.222 casos, representando 47% da população maranhense.

Campanha

Durante o período da campanha, ações pontuais realizadas por profissionais da saúde, em uma carreta móvel, percorrem diversos locais da capital realizando testes rápidos do vírus HIV, sorologia para hepatite B e C e vacinação para hepatite B e pessoas com até 29 anos.

As ações estão sendo realizadas pela Secretaria da Mulher do Estado, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo são 40 profissionais da área da saúde e social divididos em duas equipes, entre eles estão, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, administradores, terapeutas e psicólogos. "É muito importante este teste, não temos na maioria das vezes esta oportunidade única. Aproveitei um tempinho livre. Vou tentar conscientizar outras pessoas para fazer o exame", comentou o gari Emerson Rocha Ramos.

Número

20º lugar no ranking de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV é de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.