Maranhão

Empresários de Grajaú visitam o polo gesseiro de Araripina

Maranhão tem condições de desenvolver a atividade gesseira com mais celeridade no Brasil.

Sedinc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Com o objetivo de estimular o crescimento do polo gesseiro de Grajaú, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) coordenou uma visita técnica de empresários maranhenses ao Polo Gesseiro de Araripina, em Pernambuco. A visita contou com o apoio da prefeitura de Grajaú.

Ao aproximar as empresas maranhenses das empresas do setor de gesso de Araripina, o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, ressalta a importância de se conhecer novas tecnologias. "Entendo que a troca de experiência é importante para o Polo Gesseiro de Grajaú e visa estimular o incremento da nossa produção", observou Macedo.

O superintendente de Atração de Investimentos da Sedinc, Ubiratan Silva, considerou a visita excelente, sobretudo pela oportunidade de conhecer o processo tecnológico de produção adotado no Polo de Araripina, onde existe um Centro de Treinamento para calcinar a gipsita. Ele ressaltou ainda o interesse dos empresários pernambucanos em firmar parcerias com os empresários maranhenses para o fortalecimento da atividade.

De acordo com Sebastião Correa, consultor da Sedinc, a maior vantagem da visita foi o conhecimento adquirido pelos empresários maranhenses, que permitirá ao Polo de Grajaú iniciar suas atividades já com alto nível tecnológico que, associado à disponibilidade de matriz energética a base de gás natural existente em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, fará com que o setor gesseiro no município de Grajaú ganhe cada vez mais destaque no cenário econômico do Maranhão.

Ainda de acordo com Sebastião, somente os Estados do Maranhão e Pernambuco tem condições de desenvolver a atividade gesseira com mais celeridade no Brasil.

Este fato, segundo ele, faz com que o Governo do Estado, por meio da Sedinc, considere o Polo Gesseiro de Grajaú como um dos maiores projetos geradores de emprego e renda, uma vez que a cada cinco empregos na indústria e comércio, daquele município, três são relacionados à atividade gesseira.

Integraram a comitiva da viagem a Araripina, técnicos da Sedinc, empresários maranhenses do setor gesseiro, além de representantes de instituições como o Sebrae, o Banco do Nordeste, Prefeitura de Municipal de Grajaú, o Sindicato de Extração e Beneficiamento de Calcário e Gipsita no Estado do Maranhão (SINDUSGESSO) e a Associação Comercial de Grajaú.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.