Maranhão

UTE Itaqui se sincroniza ao Sistema Interligado Nacional

UTE passou a fornecer energia em caráter de teste que é a etapa final para aprovação pela Aneel.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

RIO DE JANEIRO - A Usina Termelétrica Itaqui realizou no dia 23 de novembro a primeira sincronização com o Sistema Interligado Nacional (SIN), passando a fornecer energia ao SIN em caráter de teste, sendo remunerada pela energia efetivamente gerada de acordo com o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) vigente no submercado Norte.

A sincronização e os testes em carga constituem a etapa final para a aprovação da Declaração de Operação Comercial (DOC) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Movida a carvão mineral, a usina terá capacidade para gerar 360 MW de energia, aumentando em 65% a potência total instalada do estado e contribuindo para a segurança energética do país. O investimento total na usina alcança R$ 2,2 bilhões. No auge das obras, a UTE Itaqui gerou em torno de 3.700 empregos diretos.

Com informações da Assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.