Fim de ano

Iniciada a Operação Centro Comercial Seguro

O objetivo é deixar o centro comercial mais seguro para as compras de fim de ano.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), deflagrou, nesta sexta-feira (30) às 8h, na Praça do Pantheon, no Centro de São Luís, a Operação Centro Comercial Seguro. Do dia 30 de novembro até o dia 31 de dezembro, policiais militares reforçarão a segurança, distribuídos nos principais pontos do Centro Comercial de São Luis.

De acordo com o coronel Jéferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano, mais de 100 policiais estão envolvidos no esquema de segurança durante as compras de Natal e de Réveillon. Serão 62 PMs do patrulhamento a pé, quatro viaturas, oito motocicletas e seis conjuntos de cavalaria, diariamente, revezando em turnos das 8h às 20h. Na principal via comercial do Centro, os policiais serão posicionados, em dupla, nas esquinas e percorrendo toda extensão as lojas.

A PM vai empregar efetivos do 9º BPM, Esquadrão Águia do Batalhão de Choque, o Esquadrão de Polícia Montada (Ep. Mont) e ainda o apoio do Serviço de Inteligência para abranger toda área comercial de São Luís, vias de acesso e regiões próximas “Estaremos dando uma atenção especial a toda área do Centro da cidade. Vamos cobrir as ruas Grande, Paz, Santana, área do Mercado Central, Canto da Fabril, além das praças da Alegria, João Lisboa e Gonçalves Dias bem como as vias do comércio de São Luis e a região entorno. Paralelo a esta ação, continuaremos com o patrulhamento nas áreas próximas aos shoppings e centros comerciais em diversos bairros da Região Metropolitana. Queremos garantir que o cidadão possa fazer suas compras de fim de ano com tranquilidade”, destacou o coronel Jeferson Teles.

Segundo o comandante, as pessoas devem evitar transitar com materiais eletrônicos como iphones e celulares, grande quantias em dinheiro, objetos de valor como cordões, pulseiras, relógios e outras joias. “O consumidor deve trazer somente o necessário para realizar as suas compras. Mesmo com presença da polícia, é importante não chamar a atenção dos bandidos”, alerta o coronel.

Além do esquema durante todo mês de dezembro, no período entre os dias 20 a 27, a PM aumentará o policiamento em todo o Centro, incluindo o Centro Histórico. A ação visa combater os pequenos furtos praticados no período de grande movimentação, como acontece no mês de dezembro, que o comércio fica lotado de clientes.

Reforço

A Operação Centro Comercial Seguro este ano contará, também, com o reforço do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP). São 10 câmeras instaladas em toda área comercial e no entorno do Centro de São Luís, funcionando durante 24 horas por dias.

Conforme o coronel Jeferson Teles, os crimes de assalto a estabelecimentos, roubos de celulares e bolsas sofreram uma considerável redução nos últimos três anos. “Registramos um decréscimo no registro de ocorrências, mas vamos continuar desenvolvendo nossas ações de prevenção para evitar delitos”, destacou Jéferson Teles, acrescentando que o cidadão tem, também, à disposição o 190 para fazer denúncias caso seja vítima de algum fato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.