Abastecimento

Caema realiza melhorias no sistema produtor Italuís

Divulgação/Caema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Como forma de manter a qualidade na prestação dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vem realizando durante os meses de novembro e dezembro, serviços de manutenção no Sistema Produtor Italuís, além de aquisições de peças e equipamentos visando melhorar a oferta de água para os consumidores da capital.

Estão sendo realizados serviços de manutenção nos motores das bombas 2, 3 e 5 da Estação Elevatória de Água Bruta e, também, do motor de nº 2 da Estação Elevatória de Água Tratada do referido Sistema. “A manutenção periódica dos motores propiciará condições eficientes e confiáveis para o acionamento das bombas que por sua vez, são responsáveis pela distribuição de água para a população”, afirmou o engenheiro Antônio Rossini Monzini, gerente de Produção de Água do Sistema Italuís.

Mesmo durante a realização dos serviços de desmontagem e montagem dos motores; troca de componentes mecânicos e elétricos; balanceamento de conjunto girante; limpeza e pintura, os consumidores de São Luís não sofrerão nenhuma paralisação no fornecimento de água, uma vez que a Companhia conta hoje com um equipamento reserva em cada uma das estações elevatórias.

Em relação à aquisição de materiais, a Caema realizou licitação para a aquisição de flutuadores esféricos para ventosas de tríplice função nas bitolas de 100 e 200 mm para o sistema de Abastecimento de Água do Italuís. Esses flutuadores operam nas ventosas que são responsáveis pela proteção das tubulações, ou seja, as ventosas são orifícios encontrados em toda a rede de tubulação que servem para a entrada de ar quando a pressão da água diminui. Com a diminuição da pressão e a entrada de ar nas tubulações evita-se a formação de vácuo que é responsável pela pressão, uma das principais causas de rompimento da adutora.

A expectativa em relação a esses serviços é que eles também sejam executados ainda esse ano e sem a ocorrência de imprevistos, possibilitando, assim, a realização da instalação desses equipamentos sem a necessidade de paralisação do sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.