Educação

Parlamento Jovem do Mercosul realiza fórum no MA

Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Teve início, nesta segunda-feira (26), no município de Sucupira do Norte, o II Fórum Regional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul, promovido por meio de parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, com o Ministério da Educação do Brasil e Assembleia Legislativa do Maranhão.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, participou do fórum. Ele esteve, também, nesta segunda-feira, no município de São Domingos do Azeitão, em visita ao CE Aquiles Lisboa.

Realizado no prédio da Câmara Municipal de Sucupira do Norte até esta terça-feira (27), o encontro conta com a presença da estudante Erislane Campos da Silva, do CE Adonias Lucas Lacerda, escola da rede estadual localizada no município, e que foi selecionada para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul 2012.

"Será um imenso prazer prestigiar a estudante Erislane Campos, que está de parabéns pelo brilhante desempenho e por se destacar representando nosso estado no Parlamento Juvenil do Mercosul", declarou o secretário Pedro Fernandes.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto piloto realizado por meio de parceria entre os Ministérios da Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com objetivo de inserir jovens secundaristas dos países participantes no processo de integração regional do Mercosul, de forma a contribuir para a formação de uma identidade sul-americana e proporcionar a oportunidade de conhecer e interagir com novas culturas.

O projeto é fruto da parceria entre os Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Organização dos Estados Americanos (OEA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio das secretarias estaduais de educação.

A primeira edição do projeto teve duração de 2 anos e os 27 jovens selecionados representaram o Brasil em diversos encontros nacionais e internacionais, com objetivo de favorecer o protagonismo juvenil abrindo espaço para que os jovens dialogassem e discutissem temas vinculados à educação. Eles elaboraram propostas com o objetivo de construir "O Ensino Médio que Queremos", a partir dos eixos temáticos: Inclusão Educativa; Jovens e Trabalhos; Participação Cidadã; Gênero e Direitos Humanos, que deram origem a um documento entregue aos Ministros de Educação e chefes de Estado do Mercosul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.