Maranhão

Instituições discutem obras dos Diques da Baixada

Sagrima e Codevasf se reuniram para discutir a viabilização das obras.

Sagrima

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (26) com o diretor nacional da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira para discutir a viabilização das obras de construção dos Diques da Baixada Maranhense, que serão realizadas por meio de parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e o Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da reunião foi alinhar as especificações técnicas do Projeto Executivo, elaborado pelo Governo do Estado, com padrões exigidos pelo governo federal para dar prosseguimento ao processo de viabilização das obras de construção dos diques, que deverão ser iniciadas já no ano que vem.

Segundo Guilherme Almeida, a Codevasf está analisando, junto ao Ministério da Integração, a inclusão dos Diques da Baixada no rol de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Os Diques da Baixada Maranhense são um projeto de média complexidade. A Codevasf tem experiência nesse tipo de ação. Já construímos mais de 400 km de diques no Vale do São Francisco”, declarou o diretor.

O secretário Cláudio Azevedo, reafirmou a importância do projeto, que deve resolver o histórico problema de seca que atinge a região da Baixada, inviabilizando a produção e o progresso socioeconômico da população local. “Os Diques são a solução para a Baixada Maranhense, pois permitirão o desenvolvimento de projetos produtivos que hoje não são possíveis pelas particularidades da região, que sofre com rigorosos períodos de estiagem. É um projeto amplo de desenvolvimento da região, que permitirá que preservemos os campos da Baixada, e aproveitemos o potencial para atividades como a carcinicultura, piscicultura e outros que surgirão de forma gradativa”, avaliou o secretário.

Cláudio Azevedo informou que a Sagrima está trabalhando no processo licitatório para contratação de empresa que realizará as audiências públicas em cinco municípios da região, diretamente afetados pelo projeto. “Devemos realizar as audiências públicas ainda nesse mês de dezembro de 2012”, garantiu o secretário.

O Projeto

Serão construídos cerca de 70 km de um sistema de diques com 24 a 26 vertedouros que coincidirão com os igarapés, evitando a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce. Diferentes das barragens, que costumam acumular água apenas de um lado, os diques permitirão que a água seja acumulada dos dois lados. O objetivo é controlar o nível de água nos campos, já que a partir do mês de agosto, depois que termina o inverno, eles ficam secos e impróprios para qualquer processo produtivo.

O prazo para execução das obras é de dois anos, considerando que os campos ficam inundados durante o período das chuvas, inviabilizando boa parte dos trabalhos, que só poderão ser realizados no verão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.