Doador Voluntário

Hemomar lança Semana Nacional do Doador

A programação que começa nesta segunda-feira (26) se estenderá até o dia 30 deste mês.

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Com esta temática “Você nem me conhece, mas pode salvar a minha vida” e com o objetivo de enfatizar e divulgar a importância do ato de doar sangue para salvar vidas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) inicia nesta segunda-feira (26), a programação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que se estende até 30 deste mês.

A campanha, que é alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) e é realizada anualmente na última semana de novembro, terá veiculação institucional em rede nacional de emissoras de TV e de rádio, além de outras peças publicitárias (cartazes e back-bus).

O objetivo é divulgar para a população a importância da doação de sangue como ato de solidariedade e cidadania, e ressaltar a necessidade de doadores para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais, no período próximo ao fim do ano, data em que é previsível a diminuição do número de doadores por causa de férias e festas.

A participação da população, especialmente neste período, é importante para que o estoque esteja garantido, bem como a adesão de novos voluntários e o retorno dos doadores regulares, aumentando a média diária de comparecimentos.

Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter peso acima de 50 kg, idade de 18 a 67 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos necessitam ser acompanhados do responsável legal para autorização formal. Também é preciso estar alimentado, dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.