São Luís

Equilíbrio ambiental e controle de resíduos sólidos são discutidos na Feira do Livro

26/11/2012 às 17h58

SÃO LUÍS - Na programação desta quarta-feira (28), da 6ª Feira do Livro de São Luís, destaque para a discussão em torno do equilíbrio ambiental e do controle de resíduos sólidos na sociedade contemporânea. Toda esta temática será abordada na palestra da escritora convidada Ana Maria Brasil (SP), que acontecerá às 20 horas, no Auditório Quartocentenário.

Referência nacional no assunto, Ana Maria lançou várias publicações, além de um dicionário ambiental com conceitos bem formulados, em linguagem clara, objetiva e acessível. Toda sua obra gira em torno dos problemas decorrentes da ineficiente gestão dos resíduos sólidos, que passaram a ser devidamente abordados somente em meados do século XX.

“Ainda é tempo de resgatar o patrimônio destruído pela incúria, pela omissão, pela ambição e pela insensibilidade. Agora, cabe a cada um de nós assumir as suas responsabilidades em relação a Mãe Terra, sempre generosa e pronta a renascer, pese embora o descanso com que é tratada”, destaca a escritora.

Os problemas que possuem relação direta com os resíduos sólidos podem ser definidos em desequilíbrio ambiental e saúde pública. No Brasil, somente a partir dos anos 70, deu-se ênfase maior à recuperação e reciclagem dos materiais. Na atualidade, a tendência é o estabelecimento de políticas que levem à prevenção e redução do volume dos resíduos, desde o início do processo produtivo e em todas as etapas seguintes, além da recuperação dos recursos dos resíduos.

Anna Maria Brasil é advogada, consultora, escritora, diretora da Brasil Sustentável Editora e idealizadora do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Atua nas áreas de gestão e direito ambiental, com cursos de treinamentos, palestras e consultorias.

A 6ª Feira do Livro de São Luís prossegue até o dia 02 de dezembro, com palestras, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e relançamentos de livros, além de 50 estandes para a comercialização de livros funcionando no horário das 13h às 21h, no Ceprama (Madre Deus).

As informações são da Func.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.