São Luís

Diáconos permanentes serão ordenados hoje na Arquidiocese de SL

Trinta e um homens participaram de curso preparatório e vão auxiliar a igreja.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís do Maranhão, localizada na Igreja da Sé, ordenará hoje a primeira turma de diáconos permanentes em 400 anos de história da Igreja Católica de São Luís, a partir das 17h, no Ginásio Georgeana Pflueger (o Castelinho). A data marcará o fim do Ano Jubilar na Arquidiocese, o encerramento do Ano Litúrgico Católico, além da integração dos eventos programados para a comemoração do quarto centenário de anúncio Evangelho em São Luís. A solene cerimônia será prescindida pelo arcebispo da capital, dom José Belisário.

Durante quatro anos, 31 homens católicos que foram indicados pelos párocos (presbítero administrador de uma determinada paróquia) receberam formações em teologia e orientações de como exercer funções como diáconos permanentes, em um curso realizado pela Arquidiocese de São Luís. Todos já têm vivência e experiência no serviço da Igreja Católica.

Os 31 componentes da turma de preparação para diáconos permanentes têm vida diária comum, vivem em sua profissão, entre eles estão professores, advogados, administradores de empresas, motoristas, promotores de Justiça entre outros.

Na hierarquia católica, o diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. As outras duas posições são o presbiterato e o episcopado. Portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a cadeia hierarquica da Igreja. Com a ordenação, o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Não há como retroceder desse sacramento. Quem se torna diácono permanece por toda a vida.

Diáconos - Para se tornar um diácono, o homem precisa ter uma vida correta socialmente e ser casado por pelo menos 10 anos. Um dos estudantes da turma de diáconos, o administrador de empresa Renato Fontoura, de 39 anos, desde os 16 participa efetivamente das atividades da Igreja. Ele explicou a emoção de estar participando da primeira turma de formação para diáconos. "Estou grato em conquistar essa vitória. Tornar-me um diácono é poder estar mais perto das práticas da Igreja e contribuir com as pessoas que precisam mais de Deus", pontuou.

Outro participante, o aposentado e ex-deputado estadual Getúlio Silva, de 71 anos, disse o quanto é gratificante concluir mais essa etapa, depois de uma vida inteira dedicada a obras na Igreja. "Estou honrado em fazer parte dessa turma. Dediquei-me todo esse tempo para a vida cristã. Isso é maravilhoso", disse.

A cerimônia de ordenação abrangerá todas as paróquias das áreas insular e continental da Arquidiocese de São Luís. A expectativa é reunir cerca de 10 mil fiéis. O evento será aberto ao público católico e de outras religiões.

Na ocasião, se apresentarão bandas de louvores e haverá a presença do presidente regional do Maranhão, Marcos Vinícius, e o presidente nacional da Comissão de Diáconos Permanentes do Brasil Zennon Kozen, além da participação do bispo auxiliar dom José Carlos Chakorowski, do bispo emérito de Viana, dom Xavier Gilles, e do arcebispo de Teresina, dom Jacinto Sobrinho.

Mais

A palavra diaconia vem do grego e quer dizer serviço. Então, o diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido. O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.