Homenagem

Café Literário homenageia o dramaturgo Fernando Moreira

Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

A última edição do Café Literário de 2012 realizado pelo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será terça-feira (27), às 18h30, fazendo uma homenagem ao dramaturgo, novelista e romancista maranhense Fernando Moreira, já falecido.

A programação acontecerá em duas etapas. A primeira, no Teatro Alcione Nazaré e, a segunda, na Galeria Valdelino Cécio. No Teatro Alcione Nazaré, será feita a leitura da peça "Lances de Sábado", apresentado pelos artistas Geraldo Yensen, Hélio Martins e Fabi Maramaldo.

Enquanto na Galeria Valdelino Cécio o lançado o livro "Teatro Escolhido", apresentado pelo professor Inaldo Lisboa. O livro trata das obras de Moreira, escolhidas e organizadas pelo escritor e jornalista Ubiratan Teixeira e editado pelo Instituto GEA.

O livre será vendido no valor de R$20, e a renda do livro será revertida para a Igreja da Glória, localizada no Bairro da Alemanha.

Fernando Moreira

O Professor Fernando Octávio Moreira da Cruz, nasceu em São Luís, em 1930 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de ju1ho de 1994.

Renomado professor e escritor, lecionou no Departamento de Letras da UFMA onde ingressou no ano de 1959. Formou-se em Letras Neo-Latinas pela Faculdade de Filosofia do Maranhão. Foi professor de Língua e Literatura Inglesa, Língua e Literatura de Expressão Francesa, Literatura Americana, História das Literaturas e Língua Francesa na Aliança Cultural Brasileira.

Fluente nas línguas francesa, inglesa e dono de uma cultura exemplar e de uma prodigiosa memória, Fernando Moreira a1iou tudo isso ao talento para a ficção - como contista, romancista e teatrólogo.

São de sua autoria as obras: "O Grupo" - contos, "Reunião em Família" (teatro), "Cinema: uma perspectiva histórica, social e artística" (ensaios), "Desenhos na Parede" (romance), "As figuras em cera" (novela).

Publicou ainda os trabalhos didáticos: "Aspectos da dramaturgia brasileira contemporânea", "As Palavras e as Idéias", volumes I e II, em colaboração com a Profa. Maria de Lourdes Barroqueiro, "Nine dramatists and ten great moments on the American stage", "Notes on XXth Century English Drama".

Teatro Escolhido é o 19º título da Coleção Geia de Temas Maranhenses. O livro reúne peças teatrais de Fernando Moreira, que também escreveu romances, contos, ensaios, novelas e crítica de cinema. O dramaturgo deixou uma obra quase totalmente inédita.

O Café Literário é promovido pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Todos os meses, a comunidade artística maranhense e a população em geral é agraciada com uma edição com temática diferente, com entrada franca, numa programação que é coordenada por um escritor maranhense (poeta, historiador ou romancista) que expõe o tema literário seguido de bate-papo com os convidados.

Criado em agosto de 2010, o Café Literário já faz parte do calendário cultural da cidade, sendo realizado sempre na última terça-feira do mês. Grandes nomes da literatura e das artes já passaram pelo palco da Galeria Valdelino Cécio, se apresentando para uma plateia concorrida e sedenta por cultura e informações sobre a literatura, a história e as artes maranhenses.

Para a diretora do Odylo Costa,filho, Ceres Fernandes, o Café Literário é um evento que já tem plena aceitação pelo público, não apenas a classe intelectual como também de estudantes e a comunidade em geral interessada em literatura e cultura. "Se tornou um local de encontro, de conversa entre as pessoas que gostam de falar e ouvir sobre arte e cultura. Pessoas que já se acostumaram em estar aqui e já tem seu público cativo que aguarda com certa ansiedade pelo encontro do mês", ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.