Maranhão

Apreendidos 250 litros de agrotóxicos no sul do Estado

76 frascos de ‘chumbinho’ também foram encontrados em fiscalização.

Sagrima/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Fiscais da Unidade Regional da Agência Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged) em Balsas, no sul do Estado, apreenderam, esta semana, cerca de 250 litros de agrotóxicos e 76 frascos de raticidas ilegais - o popular "chumbinho", durante fiscalização realizada no município de São Raimundo das Mangabeiras. Os agrotóxicos estavam sendo comercializados em supermercados e mercearias do município.

A operação realizada pela Aged, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), contou com o apoio da Polícia Militar. Os produtos agrotóxicos foram encontrados pelos fiscais estaduais agropecuários Diego do Amaral Sampaio e Eugênio Pacelli Pinto Pires, e pela equipe de policiais militares, dentro de depósitos de duas mercearias e um supermercado local, junto com alimentos que iriam ser comercializados para a população.

Os produtos não tinham nota fiscal que comprovasse a legalidade da origem e os estabelecimentos comerciais não possuíam registro na Aged, autorizando-os a comercializarem agrotóxicos, como determina a legislação vigente. "Durante a operação, o maior volume que encontramos foi 200 litros de agrotóxicos sem comprovação, armazenados de forma totalmente irregular, na sala de jantar de uma residência do município", denunciou o chefe da Unidade Regional da Aged em Balsas, Diego Sampaio.

A operação foi resultado de denúncias anônimas feitas pela população local sobre a venda irregular de agrotóxicos em supermercados e mercearias em municípios da região sul do estado. "Fizemos um levantamento dos endereços dos possíveis supermercados e mercearias que estariam vendendo os agrotóxicos e com o auxílio da Polícia Militar deflagramos a operação, com o objetivo de combater o comércio irregular na região", explicou o fiscal agropecuário Eugênio Pires.

Os proprietários dos estabelecimentos comerciais, onde foram encontrados os agrotóxicos clandestinos, foram autuados e responderão a processo administrativo na Aged. Além disso, foram multados em R$ 2.128,00, cada um.

Segundo Diego Sampaio, a Aged já notificou os fabricantes dos produtos apreendidos para que providenciem a coleta do material em Balsas no prazo de até 150 dias. A carga irregular deverá ser transportada até São Paulo, onde será incinerada em equipamento adequado, como determina a legislação federal. "Por enquanto, a carga está armazenada em uma revenda autorizada pela Aged, que assumiu o compromisso de ser fiel depositário até a chegada do transporte da carga até o local de incineração", completou Diego Sampaio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.