Vistoria

Solicitações do MP foram cumpridas por shopping

Em nova vistoria realizada nesta terça-feira (20), foi identificado que os problemas registrados em outubro foram sanados.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), acompanhado da Vigilância Sanitária Municipal e do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros, realizou, na manhã desta terça-feira (20), nova vistoria no Shopping da Ilha, localizado na Avenida Daniel de La Touche, no Maranhão Novo.

Nesta nova vistoria, foi identificado que os problemas observados na inspeção feita no dia 31 de outubro foram sanados. Os corredores técnicos do shopping agora possuem revestimento no piso e o transporte de alimentos dos restaurantes e lanchonetes não são mais feitos pelo mesmo local de retirada do lixo.

Entretanto, o sistema de incêndio ainda não está funcionando plenamente. O sistema ainda necessita de ajustes que deverão ser feitos pelos lojistas. Os lojistas serão notificados pelo Corpo de Bombeiros e terão mais 30 dias para se adequarem.

Antecedentes

No dia 31 de outubro, o Shopping da Ilha foi interditado parcialmente. A medida foi tomada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros, após inspeção, também, coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, nas dependências do centro comercial. Na época, acompanharam a inspeção, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

O estacionamento interno do shopping foi interditado. A proibição do acesso foi efetuada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros devido à existência no local de instalações elétricas improvisadas. Uma saída de emergência igualmente foi fechada.

Problemas

Além dos problemas referentes à instalação elétrica, foi constatado que a maioria dos corredores técnicos do shopping não possuem revestimento no piso, nas paredes e no teto. Também foi verificado que os detectores de incêndio das lojas não estão conectados à rede elétrica, portanto, não acionam a central de alarme.

Também durante a vistoria, foi flagrado o transporte de alimentos dos restaurantes e lanchonetes sendo feito nos mesmos corredores e elevadores utilizados para a retirada de lixo. Foi verificado, também, que a área de desembarque dos alimentos está próxima a uma obra, expondo os produtos à sujeira e à poeira, e que uma das saídas de emergência, que dá aceso ao estacionamento interno, estava fechada.

Ainda foi constatado que o corredor usado por trabalhadores para o acesso a uma grande loja de departamentos está em obras, tomado pela poeira e por material inflamável, a exemplo de papelão e plástico.

Pedidos

No documento, o Ministério Público do Maranhão pediu a correção de todas as irregularidades encontradas, de acordo com a análise de todos os órgãos de inspeção, o que inclui a realização do revestimento completo (teto, piso e parede) dos corredores técnicos, o isolamento e revestimento da área de desembarque de alimentos, a adequação da fiação elétrica do estacionamento etc.

Mais vistorias

No dia 19 de setembro, outra vistoria já tinha sido feita pelo MP-MA no estabelecimento. Na ocasião, a área do parque infantil foi interditada. Algumas das irregularidades verificadas naquela primeira inspeção foram corrigidas.

Frequentam diariamente o Shopping da Ilha aproximadamente 30 mil pessoas, segundo dados da diretoria. O estabelecimento foi inaugurado em novembro do ano passado.

Solicitações do MP foram cumpridas por shopping

Foto: Manoel Costa
Foto: Manoel Costa
Foto: Manoel Costa
Foto: Manoel Costa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.