Documentário

‘O Cuidar dos Terreiros’ é lançado em São Luís

Divulgação/Seir

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Em parceria com as Secretarias de Estado de Igualdade Racial (Seir), de Saúde (SES) e municipal de Saúde será lançado, em São Luís, o documentário “O Cuidar dos Terreiros”. O vídeo é uma produção da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) com o apoio do Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A atividade será realizada, nesta quinta-feira (22), às 14h30, no Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Rox).

“O Cuidar nos Terreiros” tem como objetivo valorizar os saberes tradicionais das religiões de matriz africanas na promoção da saúde. O vídeo foi dirigido pelo cineasta documentarista, Neto Borges, da Produtora Olho Filmes, com o apoio dos consultores José Marmo da Silva (coordenador da Renafro), Marco Antônio Guimarães (representante do Núcleo Rio de Janeiro da Renafro) e Vanda Machado (Ebome no Terreiro Ilê Axé Opo Afonjá/BA).

A produção inclui imagens de comunidades tradicionais de matriz africana das capitais São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), mostrando assim a pluralidade das religiões de matriz africana do território brasileiro e a forma como lidam com a questão da saúde dentro dos terreiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.