Educação

Prova ABC será aplicada no MA a partir desta segunda (19)

Serão avaliados, aproximadamente, 1.610 alunos de 84 turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental.

Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará, a partir desta segunda-feira (19), a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização).

A supervisora de Avaliação Educacional da Seduc e coordenadora da Avaliação ABC no Estado, Vera Lucia Gonçalves Pires, informou que no Maranhão a aplicação da avaliação acontecerá, nesta segunda-feira (19) e na sexta-feira (23), em 41 escolas de 24 municípios, em 14 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Serão avaliados aproximadamente 1.610 alunos de 84 turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. A avaliação, explica Vera Pires, verificará a qualidade da alfabetização das crianças que estão concluindo o ensino fundamental nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada, apresentando como foco principal a verificação da qualidade da alfabetização dessas crianças.

A avaliação é uma iniciativa do Movimento “Todos pela Educação” que definiu para a sociedade metas a serem atingidas pela educação básica até 2022, das quais consta o objetivo de que toda criança esteja plenamente alfabetizada até os oito anos. Para isso serão aplicados testes de leitura, matemática e escrita em escolas sorteadas por meio do censo escolar, pois se trata de uma avaliação com participação amostral.

Vera Pires destaca que os resultados da avaliação em leitura e matemática serão apresentados na escala do Sistema de Avaliação da educação Básica (SAEB) e divulgados por unidade da federação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.