feira do livro

Feira do Livro apresenta produção literária maranhense

Evento será realizado de 23 de novembro a 2 de dezembro, no Ceprama.

Imirante, com informações da Func

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - A produção literária local poderá ser vista durante a 6ª Feira do Livro de São Luís, promovida pela Fundação Municipal de Cultura (Func), que será aberta na próxima sexta-feira (23). Serão 10 dias destinados à divulgação de obras maranhenses e nacionais.

Dentre as opções do evento está a Casa do Escritor, espaço aberto reservado para lançamentos e relançamentos de obras. O espaço oferece, também, palestras e rodas de conversa acerca de marcos históricos e culturais brasileiros. Anexo ao lugar, há ainda uma sala especial para a sessão de autógrafos, onde o escritor poderá receber os visitantes e convidados.

Entre os relançamentos de livros, está a obra “Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas”, livro publicado recentemente no município de Colinas (MA), de autoria do historiador Paulo Eduardo de Souza Pereira, que também é ilustrador e professor de escola pública. O livro relembra a história da cidade conhecida como a “Princesinha do Alto Sertão Maranhense”, localizada a 430 quilômetros de São Luís. São mais de 300 páginas literárias, recheadas também de muitas fotos antigas, inúmeras ilustrações de sua autoria e relatos de fatos cronológicos.

Fruto de um longo trabalho de oito anos, o pesquisador atribui à sua obra o caráter de uma importante fonte de pesquisa para comunidade colinense, especialmente aos estudantes, e uma contribuição aos registros históricos do estado. “A minha obra mostra uma realidade bem diferente, de uma cidade com grande riqueza cultural e que deu grande contribuição à economia do estado, com a força da sua pecuária e agricultura”, ressalta Paulo Eduardo.

Este relançamento acontece às 20 horas de sábado (24), segundo dia de atividades da Feira. Neste mesmo dia, também lançam livro os escritores Kelson Moura Costa, Douglas Batista Pereira Ribeiro e Marinete Silva Oliveira. Já no dia 25 (domingo), será a vez dos escritores Saulo Barreto Lima Fernandes, Vanessa Gonsioroski e Marcos Linhares, lançarem.

Ainda há horários disponíveis para escritores interessados em participar na programação da Casa do Escritor. Os interessados podem inscrever-se na Func (Rua Isaac Martins, 144 – Centro, em frente à Fonte do Ribeirão), até quarta-feira (21), no horário das 14h às 18h.

6ª edição

Este ano, a Feira do Livro de São Luís traz como tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”. Nesta edição, a grande homenageada é a cidade de São Luís. Toda a temática e a programação do evento estarão voltadas para a celebração do seu quarto centenário. Outra novidade é que a Feira do Livro migra da Praça Maria Aragão, tradicional local de realização, e passa a habitar todo o complexo do Ceprama, localizado do bairro Madre Deus.

Ao todo 65 espaços entre Auditórios, Teatros, Espaço Infantil - da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Casa do Escritor e Sala de Autógrafo, Arena Jovem, Café Literário, Troca-troca Literário, Estandes Institucionais, Tendas Temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros, estarão instalados em cerca de 15 mil metros quadrados, ocupando as áreas interna e externa do Ceprama, e com horário de funcionamento das 14h às 22h.

Confira a programação da Casa do Escritor para os dias 24 a 26/11:

24/11 (sábado)

15h30h - Kelson Moura Costa/ Obra: As Cartas que escrevi

17h - Douglas Batista Pereira Ribeiro/ Obra: Sombras da Lei

18h30 - Marinete Silva Oliveira/ Obra: Coleção Carrossel do Saber

20h - Paulo Eduardo de Sousa Pereira/ Obra: O campanário da padroeira: subsídios para a História de Colinas

25/11 (domingo)

17 h - Saulo Barreto Lima Fernandes/ Obra: Coletâneas

18h30 - Vanessa Gonsioroski/ Obra: Amor, Desamor e Renascimento

20h - Marcos Linhares/ Obra: Literatura e Verdade na Apuração Policial e no Jornalismo

26/11 (segunda-feira)

15h30 - M.P. Haickel/ Obra: Falando de Leitura

17h - Saulo Barreto Lima Fernandes/ Obra: Concursos Literários: Como participar?

18h30 - Luis Lima/ Obra: Arrumador de Palavras

20h - Adauto Silva França/ Obra: São Luis 400 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.