Drogas

Seae apresenta do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), realizou nesta quinta-feira (8), a etapa conclusiva para elaboração do Programa Estadual Estratégico de Prevenção ao Uso de Drogas, com a realização do II Seminário Maranhão sem Drogas. O evento contou com a participação de professores, conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil organizada e secretários de Estado, que durante todo o dia estiveram reunidos no auditório da Assembléia Legislativa para discutir sobre o assunto.

Durante o seminário, aberto pelo secretário Alberto Franco, foi apresentada a campanha “Deixa eu Falar Sobre o Crack”, que faz parte das estratégias do programa, cujo objetivo é tirar os jovens da ociosidade com atividades recreativas, laborativas, profissionais e até rentáveis. Foi apresentado e discutido o material didático-pedagógico que será usado na campanha e na capacitação dos agentes multiplicadores (professores, agentes tutelares, agentes de saúde e voluntários que vão trabalhar a política de prevenção nas escolas, comunidade e família).

"Para que os pais possam dialogar com os filhos sobre drogas e evitar que eles enveredem por esse caminho é preciso que tenham conhecimento dessa matéria, não adianta ser feita de forma aleatória. Nós vamos levar esse material didático que vai preparar o país para este diálogo, da mesma forma que vamos fazer com os professores nas escolas”, destacou o secretário Alberto Franco, que pediu o apoio dos prefeitos e de todo a sociedade ao programa.

Meta

A meta do programa é reduzir em até 70% o consumo de drogas no Maranhão. A proposta deve direcionar ações especialmente para os 36 bairros de São Luís que apresentam maior incidência de uso e tráfico de drogas, entre eles, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Liberdade e Coroadinho. “As ações do programa preveem, ainda, a reativação dos Centros Sociais Urbanos, para que os jovens possam participar de atividades laborativas, esportivas e recreativas culturais nos fins de semana; e a criação de Comitês Escolares para discutir nas escolas sobre drogas e trabalhar as políticas de combate ao uso de drogas”, acrescentou Alberto Franco.

O secretário de Turismo, Jura Filho, destacou que o Maranhão, primeiro estado brasileiro a elaborar um programa voltado para a prevenção ao uso de drogas, está dando um grande passo para proteção da sociedade, principalmente dos jovens. “A Secretaria de Turismo se junta à Seae nesse projeto porque entendemos que todos devem se engajar nesta luta para termos um estado melhor e para melhor atender a sociedade e aos turistas que nos visitam”, destacou.

O chefe da Divisão e Educação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) de São Paulo, Alexandre Prado, elogiou a iniciativa do governo do Maranhão de sair na frente com o Programa Estadual Estratégico de Prevenção ao Uso de Drogas. Durante o seminário, ele apresentou o Guia Prático - Drogas, que será usado pelos professores no trabalho de levar a mensagem sobre a problemática do uso da droga.

Entre as autoridades presentes à abertura do evento, o secretário adjunto de Assuntos Estratégicos, Altino Coelho; o coordenador do Programa Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, Leôncio Lima; o presidente da Associação Estadual dos Conselheiros do Denarc, Carlos Araújo; a delegada do Denarc, Vanda Leite; e a representante do Disque Denúncia, Taisa Bandeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.