Saúde

Comissão de Direitos Humanos realiza vistoria no Socorrão I

Dessa vez, a equipe foi acompanhada da Vigilância Sanitária Estadual. Confira vídeo.

Ingrid Assis/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (8), a Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, composta pelo delegado José Sampaio Júnior, e a conselheira municipal de saúde, Cristiane Evangelista, realizou uma vistoria no Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Dessa vez, a equipe foi acompanhada da Vigilância Sanitária Estadual, que deverá produzir um relatório circunstanciado dos problemas identificados. A Comissão, também, produzirá um relatório a partir do que foi observado e entregará ao Ministério Público Estadual, da mesma forma que ocorreu com o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II).

Falta de material hospital, de medicamentos como psicotrópicos e antibióticos, falta de alimento adequado para os pacientes, alimentos sendo acondicionados de forma irregular, mofo na sala de conservação dos alimentos. Esses foram alguns dos problemas identificados. Além disso, também foram identificadas péssimas condições de trabalho na cozinha do hospital, funcionários trabalhando de chinelo, infiltração nas pias e falta de refeição adequada para funcionários e pacientes.

“Quando chegamos os funcionários foram logo apontando locais que deveríamos visitar”, relatou ao Imirante o delegado José Sampaio Júnior. “Como eles já sabiam que iríamos, alguns tentaram dar uma varredura no hospital para esconder os problemas, mas, mesmo assim, não conseguiram”, completou Cristiane Evangelista.

Durante a vistoria, foram feitos vídeos e coletados depoimentos de pacientes e funcionários. “A partir de agora, vamos pedir para o Ministério Público apurar e tomar as devidas providências com relação à Secretaria Municipal de Saúde e aos gestores”, explicou o delegado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.