São Luís

Áreas de Shopping são interditadas mais uma vez

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - O Shopping da Ilha, localizado na Av. Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, na capital, foi interditado parcialmente, mais uma vez, nesta quarta-feira (31). A medida foi tomada, pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros, após inspeção coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, nas dependências do centro comercial. Também acompanharam a inspeção, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

O estacionamento interno do shopping foi interditado. A proibição do acesso foi efetuada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros devido a existência no local de instalações elétricas improvisadas. Uma saída de emergência igualmente foi fechada.

Problemas

Além dos problemas referentes à instalação elétrica, foi constatado que a maioria dos corredores técnicos do shopping não possuem revestimento no piso, nas paredes e no teto. Também foi verificado que os detectores de incêndio das lojas não estão conectados à rede elétrica, portanto, não acionam a central de alarme.

Também durante a vistoria, foi flagrado o transporte de alimentos dos restaurantes e lanchonetes sendo feito nos mesmos corredores e elevadores utilizados para a retirada de lixo. Igualmente foi verificado que a área de desembarque dos alimentos está próxima a uma obra, expondo os produtos à sujeira e à poeira, e que uma das saídas de emergência, que dá aceso ao estacionamento interno, estava fechada.

Ainda foi constatado que o corredor usado por trabalhadores para o acesso a uma grande loja de departamentos está em obras, tomado pela poeira e por material inflamável, a exemplo de papelão e plástico.

Pedidos

No documento, o Ministério Público do Maranhão pediu a correção de todas as irregularidades encontradas, de acordo com a análise de todos os órgãos de inspeção, o que inclui a realização do revestimento completo (teto, piso e parede) dos corredores técnicos, o isolamento e revestimento da área de desembarque de alimentos, a adequação da fiação elétrica do estacionamento etc.

Antecedentes

No dia 19 de setembro uma outra vistoria já tinha sido feita pelo MPMA no estabelecimento. Na ocasião, a área do parque infantil foi interditada. Algumas das irregularidades verificadas naquela primeira inspeção foram corrigidas. No entanto, novos problemas foram encontrados desta vez.

Frequentam diariamente o Shopping da Ilha aproximadamente 30 mil pessoas, segundo dados da diretoria. O estabelecimento foi inaugurado em novembro do ano passado.

Um Termo de Acordo foi assinado com a diretoria do estabelecimento pelos órgãos fiscalizadores pedindo adequações na estrutura do centro comercial. Ficou estabelecido o dia 19 de novembro como prazo máximo para a realização dos reparos. Em caso de descumprimento de qualquer termo do documento, está prevista uma multa diária de R$ 10 mil. O certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros também poderá ser cassado, o que decretaria a interdição completa do prédio. Uma nova vistoria será feita no próximo dia 19 para verificar as adequações.

"Este shopping está inacabado. Por isso, possui a higiene, a segurança e a qualidade comprometidas", afirmou a promotora de Justiça Lítia Teresa Costa Cavalcanti, titular da 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor.

Em nota encaminhada ao portal Imirante.com, a direção do Shopping da Ilha informou que vai acatar as orientações do Ministério Público e órgãos parceiros, e atender as solicitações de melhorias dentro do prazo determinado.

Veja abaixo a íntegra da nota

“A Direção do Shopping da Ilha informou que vai acatar as orientações do Ministério Público e órgãos parceiros, e atender as solicitações de melhorias dentro do prazo determinado, garantindo a continuidade de funcionamento do shopping para lojistas e clientes.”

Ass. de Imprensa do Shopping da Ilha

Fotos: Flora Dolores/ O Estado

*Com informações do Ministério Público do Maranhão.

Áreas de Shopping são interditadas mais uma vez

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.