Brasil

Matriculados no ensino técnico chegam a 720 mil e número deve subir

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

BRASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (29), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec, já ofertou vagas em cursos técnicos para 720 mil alunos desde seu lançamento, há um ano. Segundo ela, o governo quer ampliar esse número ainda mais.

“Com o Pronatec, nós queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar os nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, disse.

Dilma destacou que o programa fortalece o Ensino Médio e oferece à economia uma mão de obra de mais qualidade, porque as disciplinas do curso técnico são integradas às oferecidas no durante o ensino regular. Para ampliar a oferta dos cursos, o governo está expandindo a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, segundo Dilma. Até 2014, terão sido construídas 132 novas escolas federais.

“O Pronatec está formando os técnicos para trabalhar nas mais diversas áreas, como, por exemplo, mecânica, eletrotécnica, informática, automação industrial, turismo, saúde, petróleo e gás, e dezenas de outras disciplinas que vão ajudar o Brasil a se desenvolver e ter uma economia cada vez mais moderna e competitiva”, disse.

Além dos jovens, o Pronatec também tem foco na qualificação profissional dos trabalhadores. De acordo com a presidenta, 700 mil trabalhadores se matricularam nos cursos para aprimorar seus conhecimentos ou aprender uma nova profissão.

“Todo o nosso esforço é para qualificar os nossos jovens e nossos trabalhadores em todo o país e aumentar a competitividade das nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.