Saúde

Usuário de plano de saúde tem 0800 nacional

Parceria entre médicos e associação de defesa do consumidor garante serviço de orientação.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO PAULO - Graças a uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Proteste Associação de Defesa do Consumidor, o telefone 0800 200 4200, de âmbito nacional, está dando apoio a quem precisa de orientação sobre direitos em relação aos planos de saúde. O serviço foi prorrogado até o dia15 de dezembro, por causa da alta procura. Em menos de 40 dias úteis, recebeu mais de 600 denúncias.

O 0800 recebe reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários. O atendimento é realizado por telefone e, em caso de necessidade de retorno, a resposta é dada por e-mail, no prazo de 72 horas.

O serviço de orientação atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos planos de saúde aos pacientes no estado de São Paulo.

As queixas recorrentes no levantamento foram dificuldades para a marcação de consultas e realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre outros pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.