Brasil

Terminais e Marinha formam 25 instrutores

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO PAULO - As empresas Tecondi e a Termares, em parceria com a Marinha do Brasil, implementaram o projeto de formação de instrutores/multiplicadores do Programa de Desenvolvimento do Trabalhador Portuário (PDP), estruturado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiado pelo governo dos Países Baixos para padronizar procedimentos em terminais dedicados à movimentação de contêineres.

Para a formatação desse projeto, já instituído em alguns dos mais importantes portos do mundo, foram estudadas todas as atividades desenvolvidas dentro de um operador portuário e divididas em 30 módulos. Segundo o capitão de Corveta e avaliador ligado à Diretoria de Portos e Costas (DPC), Sebastião Mirley Barros, o programa contempla desde as operações mais básicas até os cargos de supervisão. "Os países asiáticos foram os que mais aderiram a esse projeto e parte do sucesso desses portos se deve à padronização instituída pelo PDP".

Mais

O programa chegou aos portos brasileiros em 2001, quando a Marinha assinou um memorando de entendimento com a OIT se comprometendo a traduzir e difundir esses procedimentos nos países de língua portuguesa.

PublicidadeúltimasanteriorproximoEdivaldo Jr. e Castelo saem otimistas do último debatenenhum comentáriohá 8 horasSeções eleitorais em São Luís são preparadas para o 2º turnonenhum comentáriohá -903 minutosIrregularidades em ônibus são detectadas durante vistoriasnenhum comentáriohá -901 minutosTássia Campos em repertório universalnenhum comentáriohá -850 minutosMontagem para uma grande artistanenhum comentáriohá -850 minutosConferência com enfoque no feminino pela Psicanálisenenhum comentáriohá -850 minutosO A-B-C bem humorado de São Luis (4)nenhum comentáriohá -850 minutosEx-mulheres reaparecemnenhum comentáriohá -850 minutosEm climas diferentes, Corinthians e Vasco se reencontram no estádio do Pacaembunenhum comentáriohá -850 minutosNa zona da degola, Palmeiras visita o Inter no Beira-Rionenhum comentáriohá -850 minutosCom dúvidas na escalação, São Paulo encara o embalado Sport na Ilha do Retironenhum comentáriohá -850 minutosPortuguesa enfrenta o desesperado Figueirensenenhum comentáriohá -850 minutosEdição de hoje

27/10/2012serviçosSiga o Jornal O Estado no Twitter

twitter.com/oestadoma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.