Eleições 2012

Seções eleitorais em São Luís são preparadas para o 2º turno

Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral prepararam locais que serão utilizados para a votação de amanhã.

Leandro Santos/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciaram ontem a preparação dos locais que funcionarão como seções eleitorais no pleito de amanhã (28). A novidade para este segundo turno é que serão utilizados postos de transmissão em diversos pontos da cidade que agilizarão o processo de contagem dos votos.

Diferentemente da forma como aconteceu no primeiro turno das eleições municipais, na qual o pen drive contendo os votos de cada seção eleitoral era levado para o Fórum Eleitoral Desembargador Francisco Costa Fernandes Sobrinho, na Avenida Senador Vitorino Freire, Madre Deus, onde era iniciado o processo de apuração, neste segundo turno, os dispositivos serão encaminhados para os postos de transmissão - que serão colocados em pontos da cidade -, onde serão coletadas as informações de cada urna eletrônica e estes dados serão enviados para o Fórum Eleitoral por meio de uma rede privada virtual que apenas os funcionários do TRE têm acesso. Desta forma, a expectativa é que o processo de apuração seja finalizado em menor tempo, se comparado com o primeiro turno.

“Antes, os pen drives eram levados diretamente para o Fórum Eleitoral e, como algumas seções eram distantes, demorava muito tempo até que eles chegassem. Agora, com os postos de transmissão, nós ganharemos tempo”, disse Wagner Sales, que é coordenador de sistemas eleitorais do TRE. Serão 37 postos disponibilizados para receber as informações de seis das nove zonas eleitorais da capital maranhense.

Preparação - Na manhã de ontem, funcionários dos TREs entregaram as urnas eletrônicas nos locais que serão utilizados como seções eleitorais para a votação de amanhã. Um policial militar foi deixado em cada local para garantir a segurança do equipamento, a fim de evitar algum tipo de violação ou roubo. Algumas escolas que serão utilizadas como locais de votação tiveram as aulas suspensas para que os funcionários do TRE instalassem as urnas eletrônicas e identificassem as salas, fixando cartazes com os números das seções.

São Luís é o maior colégio eleitoral do estado, com mais de 670 mil eleitores, cerca de 15% do total de todo o Maranhão. Na capital, funcionam a 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª, 88ª, 89ª, 90ª e 91ª zonas. Todas elas localizam-se no Fórum Eleitoral, na Madre Deus, onde foram treinados os mesários que trabalharão nesta eleição. Os mesários receberam treinamento sobre os atuais procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral para desempenhar a função, a fim de que nenhum problema ocorra durante a eleição.

O eleitor que ainda tiver dúvidas sobre a eleição municipal de 2012 pode ligar gratuitamente para o serviço Disque-Eleitor, do TRE, que funciona no bairro Areinha, em São Luís, por meio do telefone 0800-098-5000. Por meio deste canal, o eleitor pode obter todas as informações contidas em seu título, quais os documentos que deve levar no dia da votação, local de votação e outras dúvidas. As informações estão disponíveis também no site do TRE: http://www.tre-ma.jus.br/eleitor.

Forte esquema de segurança será usado no pleito

Número de policiais militares atuando durante a votação de amanhã será 50% que o empregado no primeiro turno

Um contingente de 1.600 policiais militares será empregado para reforçar a segurança durante o segundo turno da eleição em São Luís, marcada para amanhã (28). O trabalho dos militares no pleito foi iniciado ontem, com o reforço na segurança dos locais de votação, e se estenderá até o fim da apuração dos votos dos eleitores.

Esta quantidade de 1.600 policiais representa um acréscimo de aproximadamente 50% no número de policiais que atuaram na segurança na capital maranhense durante o primeiro turno das eleições municipais. De acordo com o tenente-coronel Jeferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano de São Luís (CPM), os militares serão empregados para atuarem em ações de patrulhamento e fiscalização de ruas e avenidas próximas às seções eleitorais e, principalmente, no local de apuração dos votos.

Ele destacou ainda que policiais da cavalaria e da tropa de choque também serão empregados, caso necessário, para reforçar a segurança durante a votação. “Eles serão empregados para atuarem em caso de princípio de tumulto e de perturbação da ordem pública”, frisou o tenente-coronel Jeferson Teles.

Federal – A Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão também está empenhada em reforçar a segurança durante a eleição de amanhã. De acordo com o delegado Rodrigo Santos Corrêa, responsável pelas operações da PF durante as eleições, seis equipes, com oito policiais e 12 viaturas, serão empregadas durante o segundo turno. “O nosso trabalho neste segundo turno, além de incluir o trabalho de Polícia Judiciária, será o preventivo. Nós vamos colocar equipes nas ruas para visitar os locais de votação e verificar denúncias de crimes eleitorais que estiverem acontecendo, como compra de votos, boca de urna e transporte ilegal de eleitores”, afirmou o delegado. Ele disse ainda que a superintendência funcionará normalmente amanhã para atender as ocorrências.

Mais

O Maranhão não foi incluído no Horário Brasileiro de Verão. Por este motivo, o horário da votação na capital maranhense continuará o mesmo: das 8h às 17h.

Números

1.951 urnas serão utilizadas em São Luís

1.867 seções eleitorais

254 locais de votação

678.070 eleitores ludovicenses

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.