São Luís

Jovens atendidos pelo Centro de Equoterapia participam de ação social

Iniciativa beneficiou ontem cerca de 100 crianças com ações de saúde e de recreação.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Cerca de 100 crianças que fazem tratamento no Centro de Equoterapia da Polícia Militar e seus familiares participaram de uma ação social, ontem, no Quartel da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), na Avenida dos Holandeses, no Calhau. A manhã de atividades foi promovida pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP).

A ação foi denominada EQUOIBRAPP e disponibilizou, para as crianças, atividades como playground com pula-pula, piscina de bolinhas, pinturas faciais, distribuição de lanches, entre outras. Também foram oferecidos para os adultos serviços como consultas médicas, orientações psicológicas, orientação social e jurídica sobre legislação social, cortes de cabelo, seções de SPA, entre outros. Ao todo, aproximadamente 300 pessoas foram beneficiadas com a ação social.

Segundo a presidente da Ibrapp, Rita Salgado, todos os anos a entidade escolhe instituições para realizar ações sociais e, este ano, o Centro de Equoterapia foi o beneficiado. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com o tratamento dessas crianças, proporcionando a elas e suas famílias um dia de lazer e muita alegria”, disse Rita Salgado.

Sociabilidade - Para o capitão Márcio Silva, comandante de cavalaria da PMMA e supervisor técnico de Centro de Equoterapia, ações como a que foi realizada na manhã de ontem são muito importantes para o tratamento das crianças que utilizam a equoterapia, pois desenvolvem a sociabilidade. Ele destacou a necessidade de mais ações como a do Ibrapp. “Nosso centro faz um belo trabalho com essas crianças, mas, no momento, gostaria de pedir o apoio de profissionais e estudantes da área de saúde, pois necessitamos de mais voluntários”, ressaltou o capitão Márcio Silva.

Para Hageane Lima da Silva, de 36 anos, mãe de Caique Lima da Silva, de 9 anos, que sofre de paralisia cerebral, a iniciativa potencializa os benefícios da equoterapia. “O Caique faz o tratamento há quatro anos e de lá pra cá ele melhorou muito o equilíbrio”, destacou.

Mais

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação, e equitação, buscando o desenvolvimento psicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Além do tratamento com cavalos, crianças e adolescentes que utilizam o Centro de Equoterapia também participam de outras atividades, como dança e, em breve, hidroterapia.

O IBRAPP é uma instituição de terceiro setor, com foco no desenvolvimento institucional do setor público, que realiza ações com foco no desenvolvimento sustentável dos cidadãos. O instituto tem atuação em 14 estados do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.