São Luís

Alunos recebem dicas sobre o uso de botijão de gás

Alunos da rede pública receberam orientações de representantes do Corpo de Bombeiros (CBMMA).

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Alunos de 10 a 12 anos da Unidade Educacional Básica Professor João Lima Sobrinho, no Parque Timbiras, em São Luís, receberam, na tarde de ontem, dicas sobre o uso do botijão de gás. Para aperfeiçoar o aprendizado, os jovens assistiram às simulações que demonstraram situações da rotina doméstica, especialmente na cozinha, e receberam dicas de representantes do Corpo de Bombeiros (CBMMA) sobre como agir em situações de incêndio.

A ação é desenvolvida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e já ocorreu, além do Maranhão, em outros três estados (Paraná, Espírito Santo e Ceará). Entre as informações repassadas, está a forma mais correta de se retirar um botijão, em vazamento, da residência. De acordo com a Brigada Comunitária Criança Cidadã da Vila Passos, o ideal é desacoplar o botijão do registro de gás, que o liga ao fogão, e retirar imediatamente o produto da cozinha.

O diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe Barros Filho, ressaltou a importância do trabalho de conscientização desenvolvido pelo órgão com as crianças. “Por enquanto, essa ação está apenas no início, no entanto, pretendemos realizar aulas práticas, como esta de hoje [ontem] em todos os estados do país”, afirmou. Os jovens participantes assimilaram as dicas. O estudante Mateus Rodrigues Costa, de 10 anos, disse que já possuía noções de prevenção. “Na escola, alguns professores já nos ensinaram algumas dicas sobre como evitar incêndio em casa com gás de cozinha. Mas hoje [ontem] eu consegui aprender muito mais”, disse.

Ainda segundo a ANP, além de promover campanhas de conscientização, nas próximas semanas, a fiscalização nas revendas irregulares de gás de cozinha será intensificada. Dados do órgão mostram que 37,6% das distribuidoras de botijões no Maranhão são irregulares. Em São Luís, esse índice chega aos 33%. No total, 80 municípios maranhenses não possuem revenda legal. Em todo o estado, são comercializados cerca de 800 mil botijões por mês.

Desde a criação do Programa Gás Legal (PGL), em setembro de 2010, pela ANP, o número de revendas legalizadas chega a 15 mil, em todo o país. Outros sete mil pontos de gás foram fiscalizados. Além disso, a Agência autuou mais de dois mil agentes. Cerca de 500 municípios brasileiros ganharam revendas autorizadas. A venda clandestina do gás de cozinha contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê multa, apreensão e perda dos produtos. A comercialização, a armazenagem e o transporte do gás de cozinha, sem autorização da ANP, são crimes previstos na Lei 8.176/1991, com pena de um a cinco anos de detenção.

Hoje à tarde será realizada a solenidade de assinatura do convênio entre a ANP com a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon), que visa à fiscalização de postos revendedores de gás no estado. A cerimônia acontecerá no Palácio Henrique de La Rocque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.