São Luís

Igreja do Vinhais celebra missa dos 400 Anos

Celebrada pelo arcebispo Dom Belisário, a missa reuniu autoridades e centenas de fiéis.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, participou, na noite de sábado (20), da missa campal em comemoração aos 400 anos da primeira missa rezada na Igreja de São João Batista do Vinhais, localizada no Vinhais Velho. Celebrada por Dom Belisário com auxílios de padres de paróquias vizinhas, a missa foi realizada no largo da igreja e reuniu centenas de fiéis. Contou, ainda, com a participação do deputado Afonso Manuel; Conceição Andrade; vereadora eleita Helena Duaillibe; primeira-dama do município, Gardênia Gonçalves; e moradores de comunidade de bairros adjacentes. Na ocasião o governador foi homenageado com uma placa e um DVD comemorativos aos 400 anos da igreja.

A festa teve comemoração dupla, na ocasião foi anunciado que a Igreja de São João Batista retorna a ser paróquia, tomando para se a partir de então, novas responsabilidades. "Estamos felizes em estarmos presentes nessa ocasião especial para história da comunidade e de todos os maranhenses. Uma igreja que tem grande valor histórico agora retorna a ser paróquia", disse governador em exercício Washington.

O pároco responsável, Jadson Borba, falou da satisfação em comemorar a data tão importante ao lado de comunidade. "Comemorar essa data especial ao lado da comunidade, que tanto lutou para esse momento, só nos dá mais força para seguir a caminhada", declarou.

A satisfação revelada pelo padre Jadson se retrata na felicidade de pessoas como dona Rosely Agostino, moradora do Vinhais há mais de 30 anos e que acompanhou de perto a luta pela reforma e reabertura da igreja."Hoje é um dia de grande felicidade para mim e para todos que lotaram esse largo, porque lutamos juntos por todas as etapas para chegar até aqui, com a retomada da paróquia. E vê essa igreja funcionando hoje é uma grande conquista para todos nós", avaliou.

Dom Belisário, arcebispo de São Luís, elogiou as pessoas que estudaram o passado da igreja e ressaltou a nova missão do padre Jadson na comunidade como pároco. "Um momento precioso que trata a história de 400 anos que a evangelização chegou aqui, é uma alegria para todos. E o padre Jadson, muito capacitado, já chega com apoio da comunidade. Tudo isso se comemora hoje", disse o arcebispo da capital, Dom Belisário.

Para o sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e estudioso da história do local, Leopoldo Vaz, a Igreja tem rico valor histórico, cultural e social."Os franceses trouxeram os capuchinhos para cá e eles deram início a nossa história, que começa aqui. Essa é a única igreja ainda de pé há 400 anos," ressaltou.

História

A primeira igrejinha erguida no local onde hoje está a Igreja de São João Batista foi construída pela Missão Francesa, em 1612. Depois de fundar o forte São Luís (que deu origem à capital maranhense) e as primeiras construções civis, os franceses saíram em visita pela Ilha, quando então conheceram Eussauap. Em diversos relatos o padre Claude d’Abbeville descreve ser a segunda comunidade indígena em população na Upaon-Açu - Ilha de São Luís. Segundo o capuchinho, neste lugar foi erguida pelos índios uma capela, com uma grande cruz, devidamente benzidas pelos padres.

Foi feita de palha, pelas mãos de seus primitivos habitantes, ajudados certamente pelo Sr. De Pizieux e os franceses que com ele ali residiam. Em 20 de outubro de 1612, de acordo com historiadores, foi batizada e rezada a primeira missa na capela, provavelmente pelo padre francês Arséne de Paris, ajudado por Claude D’Abbbeville.

Em 5 de maio de 1829, a Câmara pediu ao Presidente a construção de uma igreja, por ter desabado a que havia. A reconstrução da igrejinha do Vinhais foi feita por D. Marcos Antonio de Souza, concluída antes de 1838, pois ao fim deste ano pede para ser enterrado nela, caso venha a falecer em São Luís. Em 1875, encontra-se novamente arruinada. Neste período, é mais uma vez reconstruída, recebendo a atual arquitetura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.