Emprego

Trabalhador poderá acessar contas do FGTS por meio da Internet

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

BRASÍLIA - Mais de 27 milhões de trabalhadores brasileiros terão acesso gratuito a informações atualizadas sobre saldos, depósitos e saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para isso, a Caixa Econômica Federal (CEF) firmou, nesta quinta-feira (18) em São Paulo, um termo de cooperação técnica com as centrais sindicais do país, para divulgar os novos canais de informações da conta vinculada do FGTS.

A parceria entre a Caixa e as centrais vai ampliar esse serviço, que já atendia um milhão de contas e, agora, deve chegar a 3,1 milhões até o final deste ano – e 27,7 milhões até o ano que vem. As informações serão enviadas a quem aderir ao serviço por meio de mensagens do tipo SMS de celulares e da Internet.

O acordo foi fechado com todas as centrais sindicais que têm assento no Conselho Curador do FGTS: Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Nova Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Segundo o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto, para usufruir desse sistema, o trabalhador precisa apenas criar uma senha no endereço www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts. “É um modelo ágil, e eficiente e que teve todo apoio das centrais sindicais”, ressaltou.

As centrais se comprometeram a divulgar para os trabalhadores as vantagens e os benefícios da utilização do novo modelo gratuito de acesso às contas do FGTS pela Internet e SMS, que é mais rápido e tem menor impacto sobre o meio ambiente, já que não utiliza papel – cuja fabricação exige o corte de árvores e todo um procedimento industrial, considerado extremamente poluente.

Trabalhador será “fiscal” do fundo

A CEF estima que as 3,1 milhões das 105 milhões de contas do FGTS que serão acessadas até o final deste ano movimentem cerca de R$ 225 bilhões. “Além da celeridade na movimentação do saldo, saque do FGTS, o trabalhador passa ser o fiscal mais eficiente da própria conta, acompanhando se a empresa está ou não depositando as parcelas descontadas”, acrescentou ressalta Fabio Cleto.

Para o gerente nacional do FGTS, Henrique José Santana, “o serviço de consulta ao FGTS, via SMS, se mostra mais aderente aos interesses e necessidades atuais dos trabalhadores, em especial, daqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, e se traduz em um eficiente meio de monitoramento do seu patrimônio junto ao fundo”.

O trabalhador que aderir aos novos canais de acesso às contas do FGTS receberá na residência dele um extrato impresso até o mês de fevereiro, com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior. A adesão é voluntária.

Quem quiser continuar no modelo anterior continuará recebendo o extrato bimestral do FGTS no endereço residencial indicado no cadastrado, que pode ser atualizado pela Internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.