São Luís

Igualdade Racial marca presença na Semana de Ciência e Tecnologia

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Sensibilizar participantes e visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 no Maranhão sobre combate ao racismo, discriminação racial e formas correlatas de preconceito. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) participa, pela primeira vez, da Semana com stand fazendo exposição oral, mostra de livros e exibição de filmes.

Durante a atividade, assessores e gestores da Seir expõem aos visitantes informações sobre a Política de Promoção da Igualdade Racial, entregam folders informativos e exemplares do Estatuto da Igualdade Racial mostrando os direitos assegurados por lei à população negra e às comunidades quilombolas e tradicionais de matrizes africanas.

Os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer livros e vídeos que tratam da cultura afro-brasileira e indígena, e que trazem informações que contribuem para o combate às desigualdades raciais.

"A participação da Seir na atividade é uma forma de popularizar a temática das relações étnico-raciais e assim estimular o enfrentamento ao racismo, discriminação e intolerância religiosa.", disse a gestora de Ações Afirmativas da Seir, Jacinta Maria Santos.

O stand da Seir tem recebido público variado e vem chamando a atenção dos estudantes, tanto adolescentes como adultos, que se mostram interessados em conhecer mais sobre as ações da Seir e de que forma podem colaborar para o fim do racismo. Para a pedagoga Raquel Mourão, que visitou o stand, trazer o tema das relações étnico-raciais para a SNCT é essencial para resgatar principalmente nos jovens a valorização da cultura e da identidade brasileira.

"Para mim foi uma grata surpresa ver que tem um stand no evento que traz informações sobre igualdade racial. É importante falarmos desse tema no nosso estado e mostrar principalmente para os jovens como a cultura negra e indígena são riquíssimas e que muito do que conhecemos da nossa cultura foi herdado desses povos. São as nossas origens e precisamos valorizá-las.", disse a pedagoga, Raquel Mourão.

O stand da Seir na SNCT 2012 está localizado logo na entrada da Mostra Científica, ao lado do stand do Corpo de Bombeiros. A semana acontece até o dia 20 de outubro, das 9h às 20h, na área externa do São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, Jaracati).

As informações são da secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.