São Luís

Garotada se diverte em ação no Convento das Mercês

Fundação da Memória Republicana promoveu atividades para a garotada.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Cerca de 50 crianças, de 5 a 12 anos, da comunidade do Desterro, em São Luís, tiveram ontem uma tarde diferente. Para comemorar o dia dedicado a elas, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promoveu, no Convento das Mercês, uma série de atividades lúdico-educativas e culturais, visando promover o bem-estar dos mais jovens.

As ações de entretenimento são realizadas há 10 anos, sempre no dia 12 de outubro, no entanto, pela primeira vez, foram organizadas pela FMRB. Inicialmente, as crianças se divertiram em pula-pulas e casinhas infláveis. Em seguida, foi servido um lanche, acompanhado por sucos e refrigerantes.

Depois da diversão, veio a informação. A criançada conheceu parte do acervo da memória política contemporânea do país, que constitui a exposição A Construção da Memória Republicana Brasileira e ainda participou de sessão de vídeo-documentário. Para a assistente pedagógica dos Programas Sociais da FMRB, Daniele Daily, a promoção de ações no Dia da Criança é uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado. "É uma forma também de aproximar o visitante do acervo, no caso das crianças, desde os primeiros anos de vida", acrescentou.

O dia de festa, no Convento das Mercês, é uma parceria entre a FMRB, Litorânea Praia Hotel e Ana Neri Educação Profissional. A União dos Moradores do Desterro, que também colaborou com a série de atividades para as crianças, existe há 17 anos e objetiva retirar as crianças do submundo das drogas. "Nós sabemos que se trata de um problema social. Pensar em criança é oferecer a elas, acima de tudo, educação de qualidade, papel do poder público, e diversão. Com esses elementos, esses jovens não correm o risco de virar marginais ou viciados em drogas", disse o presidente da União dos Moradores do Desterro, Dênis Cutrim de Lima.

Ainda segundo a assistente pedagógica da FMRB, esse não será o único momento de interação entre jovens e o Convento das Mercês. "Já entramos em contato com diretores de escolas públicas de São Luís, no sentido de promover novas visitas e atividades educativas às crianças", informou.

Mais

Além da alegria das crianças, em participar da série de atividades oferecidas pela FMRB, era visível a satisfação dos pais ao verem seus filhos em clima de diversão. A dona de casa Luzinete Souza Santos, de 32 anos, mãe de Robert, de 11 anos, disse que há muito tempo não vivia uma tarde tão prazerosa. "Só o fato de ver meu filho sorrindo, num dia em que não tive condições financeiras de oferecer nenhum presente a ele, já me deixa muito feliz", disse a dona de casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.