São Luís

Reitor da Uema participa de lançamento de livro

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - SO reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, participou do lançamento do livro "O Universo do Padre Brandt - vida e obra do monsenhor Clodomir Brandt da Silva", de autoria de José de Ribamar Fernandes. A solenidade, realizada no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo, na sexta-feira (21), teve a presençla de autoridades, educadores, literatos e familiares do biografado e convidados.

Na ocasião, o reitor, sobrinho do biografado, falou sobre a importância da obra. "Estamos orgulhosos por vermos retratadas, em um livro, a vida e a obra do padre Brandt. Este homem, além de suas atividades públicas, foi um espelho para sua família, deixando um exemplo a ser seguido", afirmou.

O livro biográfico faz um resgate da trajetória da vida do padre Brandt, de suas contribuições sociais, econômicas, políticas e literárias para o município e a população de Arari. O autor conta a saga de um sacerdote que, além de implantar um projeto educacional naquela cidade, vivenciou ali uma tumultuada experiência de intensas emoções, permeadas por conquistas, enganos, glórias e frustrações.

Para escrever sua obra literária, José Fernandes, além de considerar fatos indissociáveis da história de Arari e do próprio padre Brandt, teve ainda a preocupação de colher depoimentos de pessoas que conviveram com o vigário como Antônio Rafael da Silva, Cleison Fernandes, Francisco Ribeiro Silva, entre outras personalidades, que sob ângulos de análises diversas remontam a vida e a obra do sacerdote.

Em sua 11º obra, o autor José Fernandes com manejo literário inicia sua mais livro retratando o sepultamento do padre Brandt, para, em seguida, com uma visão analítica e impessoal desvendar a verdadeira trajetória de sua personagem central, o monsenhor Clodomir Brandt Silva.

Segundo o autor retrata, a vida do sacerdote Brandt, foi uma realização pessoal, visto que representa um resgate da memória de um dos mais exímios educadores do Maranhão. Além de um excelente político revolucionário, o monsenhor Brandt foi o criador do Cine Paroquial de Arari, do Teatro Experimental, do Coral Santa Cecília e fundador da Escola de Música Carlos Gomes.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.