Eleições 2012

A 19 dias do 1º turno, TSE julgou 1/3 dos recursos de candidatos

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

BRASÍLIA - A 19 dias do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou cerca de mil dos 3,2 mil recursos que recebeu de candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, segundo informou a assessoria do tribunal.

Mas a quantidade de recursos, como pedidos de impugnação de registro de candidatura ou propaganda irregular, deve aumentar muito nesta e nas próximas semanas.

Os 3.203 recursos já recebidos neste ano representam cerca de 20% das ações previstas pelo tribunal para o processo eleitoral deste ano.

Nas eleições municipais de outubro de 2008, o TSE recebeu, no total, 15 mil recursos de candidatos. Segundo a assessoria do tribunal, a previsão para 2012 é receber a mesma quantidade de processos da disputa de 2008.

De acordo com o TSE, a ministra Cármen Lúcia, presidente do tribunal, afirmou que fará "todo o esforço" para julgar os recursos deste ano até o dia da eleição. Caso isso não seja possível, a previsão da ministra é fazer uma "força-tarefa" para que as ações remanescentes sejam analisadas antes da diplomação dos eleitos, em dezembro.

De acordo com a assessoria do TSE, em razão da greve de servidores nos tribunais regionais eleitorais (TREs) estaduais, muitos recursos relativos às eleições deste ano estão represados e por isso chegarão em maior volume nas semanas que antecedem a eleição.

Há duas semanas, menos de mil processos tinham chegado. A quantidade triplicou desde então. Segundo a assessoria do tribunal, isso aconteceu porque os TREs começaram a enviar as ações paralisadas em razão da greve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.