Maranhão

Seir vai trabalhar com indicadores sociais na composição de projetos

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - "Indicadores Sociais sobre a cidade de São Luís" foi o tema da roda de conversa realizada na sede da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), na manhã desta segunda-feira (17), com a participação do coordenador do Movimento Nossa São Luís, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA), Daniel Madorra.

O objetivo foi sensibilizar gestores da Seir para a importância de trabalhar indicadores sociais com recorte étnico no planejamento de ações e na elaboração de metas. A roda de conversa marcou o início da parceria entre Seir e ICE-MA.

"A meta é levantar os indicadores sociais referentes à população negra de São Luís para orientar as discussões sobre o tema nas demais secretarias de Estado que trabalham com a política de assistência social", afirmou a secretaria de Estado da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro.

Na oportunidade, Daniel Madorra apresentou dados referentes a São Luís com dados sobre educação, saúde, moradia, segurança, entre outros. Os indicadores sociais são monitorados há três anos pelo Observatório Social de São Luís, iniciativa do ICE-MA, que divulga anualmente um conjunto de indicadores sobre a situação da população em diferentes áreas das políticas públicas.

"A proposta oferece, de forma sistematizada, indicadores para formulação de ações do poder público. Nesses três anos, há interesse do poder público em trabalhar com os indicadores, contudo, é preciso haver uma mudança de cultura, e isso é um processo lento e gradual", disse Daniel Modorra.

A disponibilização de informações qualificadas irá subsidiar no Maranhão o atual debate sobre as políticas de ação afirmativa e de promoção da igualdade racial no acesso da população negra às políticas públicas; aprofundar a reflexão sobre o sistema de classificação de cor ou raça utilizada nas pesquisas domiciliares do IBGE; e colaborar com o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil na III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em Durban, na África do Sul.

A atividade é fruto da primeira reunião de trabalho, realizada no dia 12 de setembro, na qual foram definidas ações conjuntas com vistas à inclusão do recorte étnico-racial nos indicadores social da capital maranhense.

Para discutir sobre quais são os indicadores sociais prioritários relacionados à temática da igualdade racial e quais as fontes oficiais que poderão disponibilizar os dados necessários, será criado na Seir um grupo de trabalho, com a parceria técnica do ICE-MA.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.