Maranhão

Roseana Sarney participa de aniversário da Igreja de São José do Bonfim

A igreja é a única no Brasil projetada e construída com mãos de obras dos hansenianos.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney participou, nesta quarta-feira (12), da celebração em Ação de Graças pelo aniversário de 75 anos da Igreja de São José do Bonfim, localizada no Bonfim, área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. A igreja é a única no Brasil projetada e construída com mãos de obras dos hansenianos. Ao lado do bispo emérito de Viana Dom Xavier, de frades e do padre da Igreja, Elisvaldo Cardoso, ela inaugurou uma placa em homenagem aos Capuchinhos, fundadores da igreja.

Roseana Sarney, que estava acompanhada do marido Jorge Murad, e dos secretários, Max Barros (Infraestrutura), Luiz Fernando (Casa Civil) e João Bringel (Educação) aproveitou o momento para vistoriar as obras do hospital Aquiles Lisboa, que está sendo expandido para melhor atender os portadores de hanseníase e pessoas da comunidade.

Ela conversou com funcionários e com pacientes que estão recebendo tratamento no local. "Estou feliz em participar dessa celebração e também de ver que os pacientes do hospital estão bem. Fiquei feliz de estar aqui hoje e de começar o dia com orações", disse a governadora.

Durante a celebração foi feita um relato da história dos frades Capuchinhos. Em 1937 foi inaugurado o Hospital Aquiles Lisboa, com a participação dos frades, com destaque para o frei Pedro Batista Cologno - da Itália. Este, além dos ofícios religiosos iniciou a construção de uma igreja, pois a capela de então já não comportava o número de fieis.

Hoje a igreja continua cumprindo a sua finalidade missionária junto aos doentes, a exemplo da presença de Dom Xavier, que mora e convive no dia a dia com a vida pacientes da casa de saúde do Governo do Estado, que tem como diretora a doutora Celijane Melo Rodrigues, que juntamente com profissionais do hospital participou da celebração.

"Este é um momento importante e histórico, sobretudo neste momento em que São Luís celebra seus 400 anos, e a igreja do Bom Fim também faz parte desta história. É uma igreja voltada essencialmente para acolher as pessoas que fizeram e ainda fazem tratamento de hanseníase no estado", destacou o padre Elisvaldo Cardoso.

No local são acolhidas as pessoas da capital, do interior do Estado e de outros estados que buscam atendimento aqui no Maranhão. "Nós nos alegramos e agradecemos a Deus pelos padres e pelos internos e ex-internos que ajudaram na construção da igreja e da história da nossa paróquia", completou o padre.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.