Cultura

Secma lança livro contemplado no Edital Universal Cultura

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Mais um projeto que foi aprovado no Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense 2010/2011, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Ação e difusão Cultural (SACD), um dos projetos de maior abrangência das linguagens artísticas e culturais do Maranhão. O livro “Ajurujuba - A Fundação da Cidade de São Luís”, do historiador Iramir Araujo, será lançado na quinta-feira (13), às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

A Fundação da cidade de São Luís é um álbum em quadrinhos que retrata a grande aventura empreendida pelos franceses com o objetivo de colonizar a região norte do Brasil e em particular o Maranhão, com a fundação de uma colônia, denominada França Equinocial. É também a história de como o Império espanhol, que à época também tinha poder sobre Portugal, reagiu para por fim às pretensões dos normandos.

A história se desenrola em meio a viagens pelos mares bravios, intrigas palacianas, acordos e traições e o envolvimento de milhares de índios, os habitantes originais de Upaon-açu, em uma guerra cujos vencedores acabariam por sobrepujar sua cultura, impondo sobre ela o peso da cruz e da espada.

Ajurujuba significa "papagaios amarelos", uma alusão aos colonizadores franceses de São Luís. Os índios os chamavam de "papagaios" por considerá-los tagarelas e "amarelos", por fazerem uma relação à tonalidade de seus cabelos que eram louros, justifica o autor do livro.

Uma das razões da escolha do tema do livro é fazer uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a outra, é contar histórias ambientadas no Maranhão, ou como é o caso deste, ligados à história do Maranhão. É o caso clássico de (sem querer ser pretensioso) de aplicação a célebre frase "Se queres ser universal, fala da tua aldeia", ressalta o historiador e autor do livro, Iramir Araujo.

A história teve pesquisa bibliográfica, pesquisa iconográfica e roteiros de Iramir Araujo e arte de Ronilson Freire. Iramir Araujo e Ronilson Freire já trabalharam juntos em outro álbum de cunho histórico: Balaiada - a Guerra do Maranhão, lançado em 2010, que teve, também, uma parte desenhada por Beto Nicácio.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.