Cidadania

Reunião define metodologia do Projeto Pai Presente em Arari

O início da ação na comarca se dá na próxima segunda-feira (3).

Divulgação/CGJ

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

ARARI - O titular da comarca de Arari, juiz Gladiston Cutrim, esteve reunido com a secretária municipal de educação do município e representantes do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente nessa quinta-feira (29). O objetivo do encontro foi definir a metodologia para a implantação, na comarca, do Projeto Reconhecer é Amar, nome adotado pela Corregedoria Geral da Justiça para o projeto Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça, e que busca incentivar o reconhecimento voluntário por parte dos pais cujo nome não consta no registro do filho.

Entre as deliberações do encontro, o mapeamento em polos dos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino que não possuem o nome do pai no registro de nascimento.

Cartório

Segundo o juiz, “a ideia é identificar e localizar esses alunos, pais e mães, para que seja efetivada uma reunião conjunta com todos os interessados, no próprio povoado, e na qual serão explicadas as vantagens do reconhecimento de paternidade”.

Ainda segundo o juiz, quando das reuniões, o cartório de registro civil será deslocado de modo a expedir, no local, a certidão alusiva ao reconhecimento.

Divulgação

Nas palavras do magistrado, o início da ação na comarca se dá na próxima segunda-feira (3). Segundo Cutrim, uma ampla divulgação do projeto em rádios e escolas locais irá informar a comunidade da iniciativa. Ainda segundo o juiz, um servidor do Fórum devidamente treinado fará o atendimento ao público que busca o reconhecimento espontâneo e aqueles que farão a indicação da paternidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.