SBPC

Organizadores da SBPC fazem balanço do evento

Pelo menos 25 mil pessoas participaram do maior evento científico do país.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - A 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi um sucesso de público e, também, alcançou seus objetivos quanto à participação dos saberes científicos. A avaliação é dos organizadores do evento, que começou na segunda (23) e termina nesta sexta-feira (27), no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, com o apoio e participação do Governo do Estado.

Pelo menos 25 mil pessoas participaram do maior evento científico do país. Oficialmente, foram quase 12 mil inscritos em oficinas, palestras e debates científicos, sendo a maioria do Maranhão, seguido do Pará e de Pernambuco, Estado que vai sediar a edição de número 65 da SBPC, em 2013.

“O evento foi bem sucedido, com uma grande participação de pesquisadores, jovens estudantes e, também, destaque para a Expo T& C. A exposição ganhou novo fôlego com a apresentação de novas tecnologias que foram acompanhadas pelo estande do Governo do Maranhão", disse a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra.

No estande do Governo do Maranhão, o sucesso foi grande, especialmente, quando houve a possibilidade de interação nos totens com fotografias e naqueles que contavam um pouco mais da cultura, do turismo e do desenvolvimento da indústria no Estado.

Várias secretarias de Estado integraram as ações no estande do Governo do Estado nos cinco dias da SBPC. O envolvimento com a interatividade deixou entusiasmada, especialmente, a turma mais jovem, como as estudantes Luana e Jaqueline, de 13 e 14 anos, de uma escola da rede pública de São Luís. “Aqui a gente fica olhando, mexendo,interage e conhece mais do Maranhão. Tem locais bonitos que eu vi aqui e já me deu vontade de ir pessoalmente”, disse Jaqueline.

De acordo com o balanço apresentado pela UFMA, estiveram presentes na Cidade Universitária representantes de 700 cidades do país, de todos os Estados brasileiros, que participaram das 55 mesas redondas, 48 conferências, 46 minicursos, cinco assembleias e três sessões especiais. Todas elas, voltadas para os conhecimentos em ciência e propensos a discutir os saberes científicos.

“O balanço geral em números é bastante positivo, eu tive o privilégio de coordenar muitos desses eventos. As salas estiveram cheias. Nós discutimos educação essencialmente, a cidadania e o debate em prol da ciência”, afirmou a presidente da SBPC, Helena Nader.

Nader elogiou a organização do evento, que foi a primeira completamente inclusiva, permitindo o acesso na cidade universitária através de rampas para os portadores de mobilidade reduzida, bem como todas as palestras coma linguagem em libras.

SBPC Jovem

Outro destaque durante a reunião foi a SBPC Jovem, que recebeu um grande número de visitantes durante todos os dias. O Governo do Estado investiu R$ 475 mil reais no projeto.

O coordenador da SBPC Jovem, Antônio Luiz Pereira, que, também, é o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), afirmou que o sucesso foi conquistado pelo trabalho diário dos jovens. “Superou nossas expectativas, mas isso só foi possível por ter sido pelo fato dos jovens terem organizaram tudo”, comemorou.

Com informações da Sectec

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.