Cidades sustentáveis

Estudo sobre resíduos sólidos prevê fim do lixão de Imperatriz

Os resíduos serão postos em ambientes diferentes, como também receberão tratamento.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

IMPERATRIZ - O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Imperatriz, Enéas Rocha, disse que o município deverá apresentar, até o mês de agosto, o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “Essa é uma exigência legal. Todos os municípios brasileiros deverão apresentar esse plano até agosto, sendo um plano municipal ou regional de gerenciamento dos resíduos”, explicou.

O secretário garantiu ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que está tratando da questão com responsabilidade. “Nós temos um estudo bastante avançado de recuperação do atual lixão, pois a meta é acabar com ele”, sentenciou Enéas Rocha.

Também está sendo preparado um plano de ação que debaterá com a sociedade sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos em Imperatriz. O objetivo é que nesses próximos anos a cidade tenha conseguido resolver o problema de resíduos urbanos, que incomodam a comunidade e trazem uma série de problemas para o meio ambiente.

O secretário explicou ainda que o gerenciamento de resíduo integrará o sistema municipal de gestão dos resíduos sólidos em Imperatriz, incluindo o aterro municipal. “É nesse plano que será dito o que vai ser feito com os resíduos de saúde, da construção civil, domiciliares e industriais. A meta é termos tratamento adequado para cada um dos resíduos gerados pela sociedade”, comentou.

Segundo o secretário, os resíduos serão colocados em ambientes diferentes, como também receberão tratamento diferenciado, enquadrando Imperatriz como uma das cidades sustentáveis, sendo a primeira da região sudoeste maranhense, e uma das poucas do Brasil.

“A coleta seletiva faz parte desse processo. Tivemos uma experiência da coleta seletiva em alguns condomínios de Imperatriz”, destacou Enéas Rocha, acrescentando que a coleta seletiva será ampliada, incluindo pontos de coleta distribuídos por toda a cidade de Imperatriz, caracterizando um forte processo de educação ambiental.

Política

A maioria dos municípios brasileiros tem dificuldades de gerenciar seus resíduos, principalmente pela falta de recursos e pouca capacidade técnica na gestão de seus serviços de limpeza pública, coleta seletiva, organização e tratamento adequados.

A formação de consórcios facilitará a sustentabilidade ambiental e econômica, financiamento adequado e capacitação técnica e gerencial dos recursos humanos envolvidos, possibilitando a inclusão social em nível regional por meio da formação de cooperativas e associações de trabalhadores em reciclagem, indispensáveis na implantação da logística reversa e da responsabilidade compartilhada prevista pela Lei nº 12.305/2010.

Desde agosto de 2010, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal nº 12.305/2010, impôs ao setor público e privado uma nova maneira de como lidar com a produção de produtos, serviços e a destinação final dos resíduos sólidos.

Técnicas como coleta seletiva, reciclagem e logística reversa formam a base desta estrutura, que se fortalece no conceito de responsabilidade compartilhada, modelo de obrigações que reúne todos os elos da cadeia produtiva.

À parte de todas essas obrigações, um aspecto central da política nacional de resíduos sólidos que preocupa a sociedade é saber de que forma equacionar os custos que toda essa nova atividade irá gerar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.